"Grande é a poesia, a bondade e as danças. Mas o melhor do mundo são as crianças." (Fernando Pessoa)

Tia Fabiola daqui a 100 anos....

Tia Fabiola daqui a 100 anos....
...não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”

Um resumo do Blog pra você!!!

Um resumo do Blog pra você!!!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Imprima o seu!


Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil

Esta publicação foi desenvolvida com o objetivo de servir como um guia de reflexão para os profissionais que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira. Ele é fruto de um amplo debate nacional, do qual participaram professores e diversos especialistas que contribuíram com conhecimentos provenientes tanto da vasta e longa experiência prática de alguns, como da reflexão acadêmica, científica ou administrativa de outros. O Referencial é composto por três volumes que pretendem contribuir para o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação de práticas educativas, além da construção de propostas educativas que respondam às demandas das crianças e de seus familiares nas diferentes regiões do país.






TODA CRIANÇA TEM O DIREITO DE BRINCAR E SER FELIZ!

PRESENTÃO!!!


Olha que presente mais lindo eu ganhei da minha amiga Telma, do Blog http://malurossmann.blogspot.com/. Vale a pena você conhecer e visitar. E ainda por cima quem seguir as regras do BLOG MANEIRO direitinho, irá receber uma caricatura. Vamos lá!!!
As regrinhas para quem recebe esse selinho são seguintes:
1- Exiba a imagem do selo “Olha Que Blog Maneiro” que você acabou de ganhar!

2- Poste o link do blog que te indicou.

3- Indique 10 blogs de sua preferência.

4- Avise seus indicados.

5- Publique as regras.

6- Confira se os blogs indicados repassaram o selo e as regras.

7- Envie sua foto ou de um(a) amigo(a) para
olhaquemaneiro@gmail.com, juntamente com os 10 links dos blogs indicados para vericação. Caso os blogs tenham repassado o selo e as regras corretamente, dentro de alguns dias você receberá 1 caricatura em P&B.
OS MEUS INDICADOS SÃO!!!!
KARLA BRASIL -

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Com Carinho!

Esse selinho abaixo vai para Valquiria Almeida!
Ela recebeu com carinho os presentes que enviei, levou pro seu cantinho e estou cumprindo com o combinado: postanto fotos e divulgando seu lindo trabalho no meu cantinho.
Fiz especialmente pra você!!!!!!!!!
Olha que coisa mais linda a Linda Valquiria mandou para eu postar em meu Blog. O seu trabalho é maravilhoso e eu adoro demais.
Pessoal... vale a pena visitar o bloguinho da minha amiga! Vocês irão encontrar várias sugestões para o início das aulas...
Dê uma olhada nas fotos:







Recadinho da Val :

Fabíola...estou mandando algumas fotos...cc escolhe.
E claro, é sempre bom lembrar que as idéias são tiradas de diversos blogs (principalmente da Jacirinha), faço apenas algumas alterações...

"Em um planeta limitado e habitado por diferentes, conflitos sempre existirão. Mas viveremos um mundo de Paz. Abram-se. Tirem os véus para enxergar a Verdade. Vai haver um Mundo Bem Melhor na Terra. Se depender de mim, até o último instante."(Dr. Celso Charuri - Idealizador e Fundador da PRO-VIDA.)

**Bjs, Valquiria Almeida**

AJUDE A DIVULGAR!


A REDE GLOBO NÃO DIVULGA NUNCA!

Vale a pena conferir!
EDUCAÇÃO & Banco de Dados!
ISSO A REDE GLOBO NÃO DIVULGA NUNCA!!

Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos.Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:

• Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci;
• Escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
• Ler obras de Machado de Assis ou a Divina Comédia;
• Ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA
• e muito mais...
Esse lugar existe!

O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso,basta acessar o site: www.dominiopublico.gov.br
Só de literatura portuguesa são 732 obras!

Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno.

Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura..
Divulgue para o máximo de pessoas!

PARA ELES É MELHOR FAZER PROPAGANDA DOS BBBs E DAS NOVELAS, POIS, O POVO ASSISTE E PERMANECE IGNORANTE, E ASSIM É MAIS FÁCIL SER ENGANADO!

Dicas para o Primeiro Dia de Aula


ÁRVORE DOS SONHOS
Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será tratado durante o bimestre, trimestre... Ex.: Como gostaríamos que fosse...?
Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos.
Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.

DA CONFUSÃO À ORDEM
Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.
Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido. O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.

O LAGO DE LEITE
(Despertar no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o todo.
O professor poderá falar um pouco sobre o trabalho na série, para que as crianças entendam a importância do envolvimento de todos para a realização do mesmo).
Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar..."
Questionar com as crianças: Que valor faltou para que a idéia do rei se completasse?
Após a discussão, seria interessante que os alunos construíssem algo juntos, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada com im recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente.
Fonte - www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net

DOBRADURAS!

COMO FAZER DOBRADURAS!











terça-feira, 27 de janeiro de 2009

MAIS PRESENTES!

Olha a quantidade de mimos que recebi e agora eu presenteio a todas vocês que amo de paixão!
Mas para pegar esses presentes terão que fazer algumas coisinhas:
  1. Deixar um recado (estou morrendo de saudades de recados...)
  2. Mandar pro meu e-mail (biocristo@hotmail.com) a foto de um trabalho ou arte sua para que eu publique no meu blog e dê os devidos créditos.
















UFAAAA!!!

VOU OFERECER ESSES MIMOS PARA TODOS QUE VISITAM E ACOMPANHAM O BLOGUINHO DA TIA FABIOLA E CIA!
Já disse que estão me acostumando mal.... e agora vou fazer a mesma coisa com vocês!!!

PRINCIPALMENTE PARA MINHA LISTA DE AMIGAS BLOGUEIRAS QUE EU ACOMPANHO E ME ACOMPANHAM....

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

PRESENTES...

Amei os vários selos e presentes que ganhei!!! Vou postando aos poucos, pois são muitos!!!! Que delícia de mimos... assim vocês me acostumam mal.... rsrsrsrs

Este selo representa os blogs que amam algo e/ou alguém verdadeiramente(às suas maneiras).

Acreditamos que se todos espalhassem um pouquinho desse amor, o mundo seria bem melhor...
Seja amor ao parceiro, à família, ao desconhecido, à profissão, aos animais, à natureza, aos amigos, ao mundo em que vivemos.
Dizem que quando encontramos uma joaninha, temos sorte!


Que esta "joaninha" nos presenteie com muita sorteeee!
E PARA ESPALHAR ESSE AMOR ELA LANÇOU ALGUMAS REGRAS QUE SÃO:
  • LINKAR A PESSOA QUE TE DEU O SELO E DEIXAR UM COMENTÁRIO NO BLOG DESSA PESSOA.
  • ESCOLHER 5 BLOGS AMIGOS PARA ESPALHAR O AMOR, DEIXAR UM COMENTÁRIO NO BLOG DO AMIGO AVISANDO QUE ELE FOI ESCOLHIDO PARA ESPALHAR AMOR.

1 - Gianne http://wwwbaladegoma.blogspot.com/
2 - Bruna http://pedagogiadoafeto.blogspot.com/
3 - Tati http://educandocomcarinhoo.blogspot.com/
4 - Divina http://dvmagda.blogspot.com/
5 - Ritinha http://ritiiiiinha.blogspot.com/

Olha que coisa mais linda eu ganhei da minha amiga Ritinha do Blog Baú da Ritinha... Eu amo esse Blog e vale a pena você conhecer!!!
http://ritiiiiinha.blogspot.com/
ESTE SELINHO É PARA QUEM TEM UM BLOG QUE AJUDA DE ALGUMA FORMA AS OUTRAS PESSOAS, POR ISSO CAÍRAM DO CÉU! SÃO VERDADEIROS ANJOS DA GUARDA.REPASSE PARA 5 PESSOAS QUE VOCÊ ACHA QUE MERECEM , NÃO ESQUEÇA DE AVISÁ-LOS.
E os 5 anjos são:

Toque Delicado...
TRAKINAGEM
Krika EVArts
LER E ESCREVER CERTO
Escritores de Palmo e Meio

Surpresa para os alunos!


Fiz vários estojinhos para meus alunos.
Eles poderão guardar os lápis, borracha, apontador e assim irão cuidar do material com muito mais carinho.



Esse mesmo estojo pode ser usado como porta óculos, guardar documentos, absorventes e outras coisas que a imaginação mandar.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Tô de Férias!!!


IREI FICAR CHEIA DE SAUDADES....

....mas vou descansar e divertir um pouco com o maridão!!!
Vamos tirar nossa 9ª Lua de Mel em um paraíso pra lá de maravilhoso: ITAÚNAS!!!! Depois eu conto as novidades e posto as fotos pra vocês!!!
Aguardo novidades e recados....
Bjim da Tia Fabiola de férias e muito cansada...
Estarei ausente alguns dias pois estou precisando tirar merecidas férias para iniciar os trabalhos de 2009 com muita energia!!!!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Surpresa para os Blogs.....


Tem um monte de selinhos e presentinhos postados no meu Blog pra todas vocês!!!!

Está postado no dia 17/01/09, logo abaixo da postagem "corrente do bem".

Ele estava no rascunho, por isso não apareceu no dia!!!


ESPERO QUE GOSTEM E SE DIVIRTAM COM OS PRESENTES!!!!

Primeiro dia de aula: como controlar a angústia de pais e filhos

Quem não se lembra do seu primeiro dia de aula?
O ambiente novo, aquela porção de pessoas desconhecidas, regras diferentes das de casa e, muitas vezes, a sensação de depender, pela primeira vez, apenas de si mesmo.

O ingresso na escola é um evento muito importante na vida de uma criança, pois é o primeiro passo rumo à independência em relação aos pais.

É a construção de um espaço próprio, que marcará seu caminho futuro.

Para os pais, esse também é um evento decisivo, principalmente quando se trata do primeiro filho. É um momento não só de separação, mas de constatação de que o seu "bebê" está crescendo e se tornando menos dependente.

Algumas atitudes simples, porém, podem tornar esse momento menos difícil para ambas as partes.

A seguir, vamos apresentar algumas dicas:
Prepare a criança para o ingresso na escola. Essa preparação deve incluir desde uma visita às instalações do colégio até a compra de material escolar. O entusiasmo dos pais também pode ajudá-la a criar uma expectativa positiva sobre sua ida à escola, desde que o entusiasmo seja natural e não exagerado.
Quando a criança tem irmãos mais velhos que já freqüentam a escola, isso contribui para que ela entenda que, assim como os pais vão para o trabalho todos os dias, os filhos vão à escola. Outra vantagem é que a criança lida melhor com suas fantasias de abandono. É comum algumas crianças resistirem à escola com medo de que os pais não voltem para apanhá-las mais tarde. Quando observam que isso não ocorre com os irmãos, conseguem controlar mais facilmente esse tipo de ansiedade.
Muitas escolas adotam um horário reduzido na primeira semana ou no primeiro mês de aula, com o objetivo de auxiliar na adaptação da criança. Essa medida, em geral, é muito boa, pois diminui o tempo de separação dos pais e a criança pode ir acostumando-se aos poucos com o novo ambiente.
Mais importante que tudo é que os pais controlem sua própria ansiedade. Quanto mais ansiosos eles se mostram, maior é a ansiedade da criança. A mãe cujos olhos se enchem de lágrimas ao deixar o filho na porta da escola sinaliza para ele que algo doloroso está para acontecer e o resultado é inevitável: choro e pânico, muitas vezes de ambas as partes. Quanto mais naturais e tranqüilos os pais se mostrarem, melhor para a criança.
Antes do primeiro dia de aula, é preciso pensar sobre a melhor medida a tomar se a criança começar a chorar na porta da escola. Para isso, é bom conversar com a direção ou os professores para saber qual a posição da escola nesses casos. Muitas insistem para que a criança fique, porque sabem que ela acaba se acostumando com o ambiente no decorrer do dia e até gostando. Outras preferem que os pais fiquem por perto (mas não à vista) para o caso de a criança realmente ficar muito ansiosa. Independentemente da medida a ser tomada, é importante que os pais não permitam que o filho utilize o choro como uma forma de não ficar na escola. Quando isso ocorre, é muito mais difícil retomar o processo de adaptação e, muitas vezes, a escola acaba ficando para o ano seguinte.
Se a criança começar a apresentar sintomas físicos, como vômitos ou desmaio, à medida que o horário de ir para a escola se aproxima, é importante averiguar o motivo, que pode ser mais grave que a ansiedade da adaptação.

É recomendável que os pais compareçam à escola e procurem saber se ocorreu algum fato que deixou o filho assustado. Também é importante que avaliem a necessidade de um acompanhamento profissional. Um ingresso tranqüilo no universo escolar pode ajudar a criança a se relacionar com o novo ambiente e a enfrentar as dificuldades que porventura surjam. E é importante que os pais ajudem o filho nessa tarefa, para que a escola se torne o lugar de prazer que ela deve ser na vida da criança.

Postagens populares


Esse blog foi criado com o objetivo de mostrar meu trabalho, minha arte e minhas paixões: educar e trabalhos com EVA! Além de poder trocar experiências com Pais, Educadores, Pedagogos... Estarei postando artigos e atividades referentes a Educação Infantil. A maioria do material encontrado aqui, tais como artigos e imagens, são de minha autoria, mas alguns foram coletados da Internet. Não tenho a intenção de violar os direitos autorias, se você tiver direito sobre alguma imagem ou texto, peço que entre em contato, assim se preferir eu posso retirar do blog ou colocar os devidos créditos. Muito Obrigada e espero que meu cantinho te ajude!!!

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!
"Meu filho vai ter nome de santo, quero o nome mais bonito... é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se vc parar pra pensar, na verdade não há..."

Quem será???

Quem será???
Essa linda bonequinha sou eu!!!

O QUE VOCÊ PROCURA?

Seu comentário é muito importante para mim!!!!

Sou Embaixadora PRITT