"Grande é a poesia, a bondade e as danças. Mas o melhor do mundo são as crianças." (Fernando Pessoa)

Tia Fabiola daqui a 100 anos....

Tia Fabiola daqui a 100 anos....
...não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”

Um resumo do Blog pra você!!!

Um resumo do Blog pra você!!!

terça-feira, 9 de abril de 2013

PROJETO CIRCO



PROJETO: A ARTE DO CIRCO 
no Centro de Referência Especializado da Assistência Social
O maior espetáculo da terra !

"O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual.
O palhaço faz tudo seriamente. Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos. Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir."
(Leonid G. Engibarov)


Idade: 3-11 anos.
Número de participantes: todos os usuários atendidos
Tempo de execução: Março 2011

Justificativa:
Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor!
Hoje tem marmelada? Tem sim senhor!
E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais.
E é em 15 de março o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria.
O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.

Problemática:
Apoiar, preservar e estimular a tradição da arte circense!
Pouco a pouco, os palhaços junto com os circos foram perdendo espaço para o cinema, a televisão, os videogames...
A infância ficou mais curta e a ingenuidade virou um fator de risco.
Preservar a magia do circo é manter viva essa criança que temos dento de nós mesmos!

Objetivo geral:
·        Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.

Objetivos específicos:
·        Fazer as crianças conhecerem e valorizarem a arte circense;
·        Despertar o gosto pela arte, pela música e pela poesia;
·        Trabalhar e desenvolver a criatividade;
·        Incentivar o circo sem animais;

Eixos temáticos / conteúdos:
·        Artes visuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e corpo e movimento.
·        O Circo;
·        O fazer artístico;
·        Apreciação musical;
·        Expressividade;
·        Equilíbrio e coordenação;
·        Noções de formas e quantidades;
·        Noções de diferenças e igualdade;

Estratégias / Recursos:
ü     Música
ü     Dança
ü     Desenho
ü     Pintura
ü     Brincadeiras infantis
ü     Jogos diversos
ü     Literatura infantil
ü     Vídeos
ü     Cds e DVDs
ü     Adereços

Desenvolvimento: (Sugestões)
Ø     Atividade 1 – Oficina de contação de Histórias: A história do circo e o Macaquinho;
Ø     Atividade 2 – Cine CREAS: Xuxa Circo e "Dumbo";
Ø     Atividade 3 – Oficina de Desenho e Pintura: E o palhaço, o que é!
Ø     Atividade 5 – Oficina de Músicas dramatizadas com fantasias
Ø     Atividade 6 – Oficina do Movimento: Exercícios rítmicos e de equilíbrio;
Ø     Atividade 7 – Oficina de Jogos: Jogo da memória - figuras circenses;
Ø     Atividade 9 – Coordenação motora: corda, bambolê, bastões, bolinhas;
Ø     Atividade 10 – Oficina de Pintura em Tela: Releitura da obra

Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do Circo e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem. 

DIREITOS DAS CRIANÇAS




Oficina Direitos das Crianças



1) Livrinho dos Direitos das Crianças:

Primeiro pensei em construir um livro com a turminha, ilustrando as estrofes do poema. Em rodinha, cada aluno deverá ler em voz alta para a turma o trecho que receber. Depois vai ilustrar e vamos juntar as páginas confeccionando um livro que será enviado para casa. Assim as crianças alfabetizadas podem ler para seus familiares e os que ainda estão em processo lerão junto com seus responsáveis.



2) Mural dos Direitos das Crianças

Para exercitar a escrita, vamos montar um mural para o CREAS. Utilizando imagens referentes aos Direitos das Crianças, cada criança vai escrever uma frase, tendo como referências a ilustração recebida e a leitura do livro da Ruth Rocha. Os desenhos serão expostos no mural do corredor principal para que todas as crianças e familiares tenham acesso.


3) Músicas: Canção de todas as crianças

Toquinho tem um CD inteiramente dedicado aos dez princípios dos Direitos das Crianças. Essa será a trilha sonora das nossas atividades.


4) Deveres das crianças

Para completar a atividade, em grupos, as crianças vão escrever os 10 DEVERES DAS CRIANÇAS. Porque elas também devem construir o senso de responsabilidade. E depois vamos expor nossos deveres nas paredes da nossa sala de aula - assim os pais irão ver os compromissos que seus filhos assumiram no dia da entrega dos boletins.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Postagens populares


Esse blog foi criado com o objetivo de mostrar meu trabalho, minha arte e minhas paixões: educar e trabalhos com EVA! Além de poder trocar experiências com Pais, Educadores, Pedagogos... Estarei postando artigos e atividades referentes a Educação Infantil. A maioria do material encontrado aqui, tais como artigos e imagens, são de minha autoria, mas alguns foram coletados da Internet. Não tenho a intenção de violar os direitos autorias, se você tiver direito sobre alguma imagem ou texto, peço que entre em contato, assim se preferir eu posso retirar do blog ou colocar os devidos créditos. Muito Obrigada e espero que meu cantinho te ajude!!!

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!
"Meu filho vai ter nome de santo, quero o nome mais bonito... é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se vc parar pra pensar, na verdade não há..."

Quem será???

Quem será???
Essa linda bonequinha sou eu!!!

Seu comentário é muito importante para mim!!!!

Sou Embaixadora PRITT