![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaVHkbwfl6jJ5bD5yZvNr2dOShli-RYP79tt0ItTJwDBbzM4MUAQdwzaMvOuO2avWQoyvO5CAfJW6CYDlmCfMBeZF5Y3VtGaEgvcuZo-6j1RADnPC6z1ePKSe8yUSt2ZvYMplGf3Hni5BI/s320/nina15.jpg)
Tá na Moda
Especial Dia das Crianças
A Roupa Educa
A roupa é um meio de expressão. Se os adultos procuram ser coerentes, fazendo da roupa um invólucro que tenha a ver com o conteúdo, as crianças não expressam o que são e sim o que sentem no momento. Talvez isto explique o motivo de os baixinhos se ligarem tanto em roupas coloridas, embora escolham a cor de acordo com o estado de espírito.
Criança gosta de se sentir bonita e fica feliz ao vestir uma roupa que renda elogios, o que tem mais a ver com atenção que esta recebendo do que com vaidade. Se elogios reforçam a auto-estima dos "altinhos", imagine a deles.
Brincando de bonecas
Muitas crianças preferem roupas a brinquedos hoje em dia, especialmente as meninas. Encantadas desde cedo com o figurino das bonecas acabam vendo na moda uma extensão da brincadeira. Afinal a moda, pensando bem, é uma "grande brincadeira de bonecas" levada a sério, usando Barbies perfeitas de carne e muito osso para estilistas vestir como se vestem bonecas.
Com tanto interesse neste universo os baixinhos e baixinhas acabam assimilando as novas tendências com mais rapidez que os adultos.
Portanto ao presenteá-los com roupas se ligue no que está na moda.
As tendências para Primavera Verão
Para as crianças e pré-adolescentes a palavra-chave é cor, que também podem se transformar em brincadeira na hora de criar combinações.
Destaque para cores pastel cítricas (amarelo, verde e rosa) e também o laranja, lilás e rosa chá.
Aposte nas estampas divertidas, listras, psicodélicas, florais, liberty, flores e cenários havaianos e bolotas com muito contraste nas cores.
Para as meninas o romantismo toma conta com babados e muitos bordados inspirados nos anos 70.
As calças permanecem com o cós baixo e anatômico, em jeans ou tecidos aderentes. A modelagem Capri é uma boa para as meninas. Veste bem a pouca altura e é muito confortável. Calças com perna reta e
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjD10J2zydYsDzi6DfF4X09rodSh9NEZ9AOz93B9BBBOEBUQrb-Zz-fySPlHpDmDFtbngA6qB3PwG185iFuVorJRy1pRQQdmjsDZHLpgKS31_hRgwFsx5AmMShzncoe7avMmtaxDsTMTvXs/s320/_meninagirassol610.gif)
O shortinho promete ser a febre da estação, pois se presta perfeitamente para a mobilidade e estética infanto-juvenil. Valem jeans desfiados, tecidos coloridos, estilos esportivos com acabamentos tecnológicos ou brilhantes para a hora das festinhas.
Para as pré-adolescentes o tema glitter tem o brilho das lantejoulas estampando camisetas e acessórios para misturar ao jeans.
Muito tecido e complementos valorizando o natural e o artesanato.
O estilo étnico ganha coloridos e estampados e veste baixinhos e baixinhas
Para os gatinhos, muito volume nas roupas, jeans transados, tons naturais como cru, cáqui e barbante com toques coloridos, modelagens inspiradas em esportes radicais. Estampas de números, logotipos, frases e referências ao surfe e skate e universidades americanas nas camisetas folgadas e muitas calça mimolet (tipo skate) pelo meio da perna substituindo a geração de bermudas surfistas.
Fontes de estilo
É importante permitir que a criança escolha o que vestir. Além de educar, pode ser pistas e chamar a atenção para outros sintomas além da elegância.
Mas, ao permitir a escolha, jamais recrimine. Ensine aos poucos o que poderia ser melhor. Muitas mulheres elegantes e estilistas famosos citam os pais como fontes do seu aprendizado de estilo.
Fazendo escolhas
Por volta dos quatro anos é aconselhável as mães incentivarem as crianças a escolher roupas dando de início poucas opções para não confundi-las, como um exercício de arbítrio onde sua decisão obtém uma resposta.Além do poder de decisão a criança aprende sobre limitações: tem roupa para sair e roupa para brincar, roupa nova não pode ser usada se o tempo mudou etc, como uma lição das frustrações do que não é permitido.
Repetir roupas do dia anterior ou fazer combinações esquisitas pode ser o resultado de um elogio disparado por alguém querido ou a blusa elogiada pelo pai com a calça de preferência pessoal, mas conforme os psicólogos, combinações muito estranhas podem talvez camuflar algum tipo de problem
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2SNzFTbxIXGEMg8EHMajxtZCN2VABgfguYo4L7GOWwjqlH3Flvq0RtCg-W4Hmr1kD4ZjD-tGAoMlq5gwHS78rv8mJTMuXCOAqnl0DjthypW9h97wu_KLFpzVzvu3rcY0iQZAMGb2F-Qoo/s320/chinelinho.png)
Como domar os consumidores mirins
Dicas para quem tem um consumidor infantil desenfreado em casa: * Ensine a comprar com paciência e bom senso, estabelecendo limites claros e dando o exemplo. A forma como muitos pais se relacionam com o dinheiro acabam influenciando os filhos.
* Mostre o orçamento, sem vergonha de demonstrar o que ganha e quanto pode gastar. A noção de valores é tão importante quanto à educação formal. Uma criança ou adolescente precisa saber quanto custa o que deseja e se os pais podem comprar.
* É importante ensinar o valor e a qualidade de um produto sem ser chata na transmissão destes conceitos.
Xico Gonçalves/Colunista do Terra Moda
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um recadinho!!!!
Adoro quando você vem me visitar..........