Um resumo do Blog pra você!!!
18 de Maio
animais
ARCA DE NOÉ
ARTES
Artesanato
Atividades
Bebês
Biografia
BRINCADEIRAS
BRINQUEDO DE SUCATA
CRIANÇAS
Datas Comemorativas
decoração
Desenhos para colorir
ECRIAD - Estatuto da Criança e do Adolescente
Educação Infantil
EDUCAÇÃO SOCIAL
EDUCADOR
EVA
lembranças
literatura infantil
livro infantil
Moldes
Musica Infantil
reciclagem
SUCATAS
quarta-feira, 6 de dezembro de 2017
quinta-feira, 23 de novembro de 2017
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
Legislação
A
LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei
n.9.394, de 20/12/1996, rege a educação brasileira apontando as
diretrizes a serem seguidas na educação em todo país.
Os
currículos do ensino fundamental têm uma base nacional comum –
PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais (conjunto de diretrizes
que orienta as ações educativas do ensino, prevendo o ensino de
pontos comuns e necessários em todas as regiões brasileiras e
possibilitando também que cada escola desenvolva temas e assuntos de
acordo com as características culturais, sociais e políticas de sua
região).
O
QUE SÃO TEMAS TRANSVERSAIS?
Os
temas transversais devem ser abordados como parte integrante das
áreas de ensino. Não podem ser vistos como aulas especiais nem
muito menos devem ser considerados como novas matérias, disciplinas
ou áreas de ensino. Os temas transversais devem fazer parte do
trabalho compartilhado entre professores e alunos e devem ser
discutidos, debatidos e analisados concretamente.
Os temas
propostos nos PCNs, foram escolhidos com base nos seguintes
critérios:
Urgência
Social: questões
graves que se apresentam socialmente e que impedem o pleno
desenvolvimento da cidadania;
Abrangência
Nacional: questões
que, de alguma maneira são comuns e pertinentes a
todas
as regiões brasileiras;
Possibilidade
de Ensino e Aprendizagem no Ensino Fundamental: questões
que já vêm sendo trabalhadas pelas escolas, como,
por exemplo, saúde,
meio
ambiente,
orientação sexual, etc.
Favorecer
a Compreensão da Realidade e a Participação Social:
questões que possibilitem a participação social dos alunos e que
desenvolvam sua capacidade de posicionar-se e de intervir no meio
social.
A
partir desses critérios foram eleitos temas transversais para serem
trabalhados durante os quatro
ciclos, ou oito séries, ou ainda durante os nove anos do ensino
fundamental:
ÉTICA;
PLURALIDADE CULTURAL;
MEIO AMBIENTE;
ORIENTAÇÃO SEXUAL;
SAÚDE.
Assinar:
Postagens (Atom)
Postagens populares
-
Você pode fazer essa lembrança do tamanho que preferir! A pequena pode colocar bombom e a grande várias outras coisas!
-
Bolsa de CD Móbile de CD Móbile de EVA A GENTE SE DIVERTE BRINCANDO E AINDA AJUDA A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE!!! IDÉIAS FÁCEIS E SIMPLES...
-
FOLCLORE FICHAS DE PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES COM LENDAS FOLCLÓRICAS VAMOS LEVAR TEXTOS PARA A SALA DE AULA E TRABALHAR COM AS CRIANÇAS O FO...
-
Mais uma linda lembrancinha de EVA para a Páscoa! Moldes - é só clicar e imprimir!
"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."
MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!
Quem será???
O QUE VOCÊ PROCURA?
-
►
2014
(2)
- ► novembro 2014 (2)
-
►
2013
(7)
- ► novembro 2013 (1)
- ► agosto 2013 (1)
- ► julho 2013 (1)
- ► junho 2013 (1)
- ► abril 2013 (3)
-
►
2012
(1)
- ► agosto 2012 (1)
-
►
2011
(32)
- ► novembro 2011 (26)
- ► junho 2011 (1)
- ► março 2011 (1)
- ► janeiro 2011 (4)
-
►
2010
(137)
- ► dezembro 2010 (8)
- ► outubro 2010 (9)
- ► setembro 2010 (10)
- ► agosto 2010 (1)
- ► julho 2010 (11)
- ► junho 2010 (21)
- ► abril 2010 (43)
- ► março 2010 (14)
- ► fevereiro 2010 (7)
-
►
2009
(566)
- ► dezembro 2009 (6)
- ► novembro 2009 (22)
- ► outubro 2009 (24)
- ► setembro 2009 (43)
- ► agosto 2009 (46)
- ► julho 2009 (26)
- ► junho 2009 (74)
- ► abril 2009 (165)
- ► março 2009 (60)
- ► fevereiro 2009 (30)
- ► janeiro 2009 (34)
-
►
2008
(274)
- ► dezembro 2008 (42)
- ► novembro 2008 (63)
- ► outubro 2008 (39)
- ► setembro 2008 (26)
- ► agosto 2008 (69)
- ► julho 2008 (35)