domingo, 13 de julho de 2008

TEATRO: "Quem quer casar com Dona Baratinha?"

Quem quer casar com D. Baratinha que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?


Escolha das roupas

Confecção do cenário

OS ARTISTAS
Quem quer se casar com a Dona Baratinha?
Dona Baratinha foi varrer a casa e achou um tostão. Na mesma hora, desatou o avental, lavou o rosto, passou pó-de-arroz nas faces, e foi fazer compras. Com o tostão achado comprou móveis, para mobiliar a casa inteira, uma geladeira, um aparelho de televisão, tapetes e cortinas, vestidos e mais vestidos, sapatos caros e enfeites. Comprou jóias e espelhos de cristal. Comprou petiscos muito gostosos e fez um sortimento de doces que é coisa de que barata gosta muito. O troco pôs numa caixinha forrada de cetim vermelho, chaveou-a, amarrou um laço de fita nos cabelos e foi muito lampeira para a janela apreciar o movimento e arranjar um casório, uma vez que tinha dote."Quem quer casar com dona Baratinha,que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?"perguntou ela com a voz mais docinha do mundo.Passou o boi.- Eu quero – mugiu.E ela:- E como é que você muge de noite?E o boi:- Assim: béééééééé! – abriu o focinho num berro de doer os ouvidos.Dona Baratinha correu assustada para dentro. Lá cheirou o frasquinho de sais, e depois bem calma, voltou para a janela. O boi estava esperando a resposta.- Ah! – Dona Baratinha se abanava toda afobadinha. – Não quero me casar com você, não. Você me assusta.O boi foi embora, e ela fincou os cotovelos na janela outra vez, esperando que passasse outro moço bonito.
Passou o cavalo."Quem quer casar com dona Baratinha,que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?"- Eu quero – relinchou o cavalo, mostrando todos os dentes, de satisfação.- Como é que você faz, de noite?- Eu, minha flor, cantarei de amor tão fortemente...- Mas como?- Assim: inoch! inoch! inoch! inoch! inoch!- Ai! Chega! – gritou dona Baratinha tampando as mimosas orelhinhas. – Chega! Eu não me caso com cavalo de jeito nenhum. Você não me deixaria dormir direito.O cavalo foi embora, dona Baratinha ajeitou os cotovelos em cima de uma almofada, prevendo que a espera seria longa.
Passou o cachorro."Quem quer casar com dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?"Falou a moça, muito assanhadinha, vendo-o bonitão, de pêlo lustroso, orelhas em pé, passo ligeiro.- Eu quero. – O cachorro latiu um consentimento rápido.- Como é que você faz de noite, cachorrinho?- Depende.- De quê?- Se estou alegre é assim: au! au! au!. Se estou triste ou doente, é assim: Uaaaauauuuu! – E o cachorro uivou, de focinho para cima, caprichando nos bemóis.- Ui! Ai! Aiaiaiai! Não me faça chorar! Você não me serve. Tanto a sua alegria como a sua tristeza me incomodam.Dona Baratinha suspirou um pouco, pois fazia tanto tempo que estava na janela e ainda não tinha encontrado noivo que servisse.Passou o gato.Que belo bichano, de pelagem de seda, cinzento, macio, cara redonda, boquinha cor-de-rosa, bigodes eriçados, orelhas recortadas em triângulo isósceles.O coração de dona Baratinha palpitava mais apressado quando ela cantou em voz emocionada, desta vez:"Quem quer casar com dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?"- Eu quero – ronronou o gato, no fundo da garganta, numa doçura de voz.- Você ronrona assim, de noite, gatinho?- De noite? – O gato fez um floreio com a cauda. – Não. De noite, subo ao telhado. Sou namorado da lua. E deliro miando assim: miaaau! miau! miiiiaaaau!Dona Baratinha suspirou.- Que pena! Você não me serve não. Não me deixaria dormir. Que pena!
E assim passaram o carneiro, o macaco, a onça, a anta, a capivara, o gambá, muitos e muitos bichos, de casa e do mato, nenhum servia, porque iria incomodar o soninho leve de dona Baratinha. Já bem tarde, quando as luzes da cidade se acenderam, passou um camundongo, quietinho, sorrateiro, dando corridinhas e paradinhas. Espiando matreiro para todos os lados. Correndo outra vez, os olhinhos espertos saltando daqui para ali. Dona Baratinha parou a espiar os seus inquietos manejos, divertida com o bichinho, e quase se esquecia de perguntar. Lembrou-se em tempo, quando o camundongo já ia longe:"Quem quer casar com dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?"- Eu quero – guinchou o ratinho, tão baixo que quase não se ouvia.- O que é, ratinho? Você quer?- Quero.- Como é que você faz de noite?O ratinho guinchou:- Coin, coin, coin.- Assim baixinho? – perguntou dona Baratinha, encantada. – Então serve. Você não me acorda com esse barulhinho. Como é o seu nome?O ratinho empolou bem o peito e falou:- Dom Ratão.Deu outra corridinha, para longe, para perto.Ficaram noivos.No dia do casamento preparava-se uma festa de arromba. O troco do tostão dava para tudo. Mataram frangos, não sei quantos, leitões, bois, e fizeram doces e mais doces.- Sabe do que eu mais gosto, Baratinha? – perguntou o noivo, no seu guincho macio.- Do quê?- De toicinho cozido no feijão.E então dona Baratinha deu ordem para que se fizesse uma caldeirada de feijão com torresmo, bem temperado. O perfume da panela, logo pela manhã, recendia pela casa toda. Dom Ratão chegou, eram umas dez horas, muito chibante, de casaca e cartola, luvas brancas, bengala de castão dourado, calças listradas. Parecia o presidente da República em dia de recepção no palácio. Mas qualquer coisa o inquietava. Farejava, erguendo o focinho fino, dava corridinhas mais do que de costume.- Está nervoso, querido?- Estou.Na hora da saída, desceu na frente dona Baratinha, arrastando a cauda do vestido de cetim, e o comprido véu de tule pela escadaria. O noivo veio a passo, atrás. A noiva já tinha entrado no automóvel, quando dom Ratão fez cara de contrariedade:- Que maçada!- Que foi?- Esqueci o relógio lá em cima.- Vou mandar alguém buscar.- Não. Só eu sei onde o deixei. Espere um minuto.Deu uma corridinha até o meio da escada, voltou, avisou:- Um minutinho. Eu já venho.Outra corridinha para cima. E a noiva ficou esperando.Passou meia hora, dom Ratão não voltou. No relógio da sala soaram as onze. Dom Ratão não voltava. Chegou o meio-dia. Não voltara dom Ratão.- Fugiu – gemia dona Baratinha inconsolável. – Não gosta mais de mim. Fingiu que ia buscar o relógio e fugiu para não casar. – Subiu novamente a escadaria arrastando o vestido de cauda e o véu. Por muito que fosse o desconsolo, não era caso para se fazer jejum por isso.- Afinal, não se perdeu grande coisa – comentou uma empregada. É melhor pôr o almoço.E lá se foram todos para a mesa.Mas então é que foi uma dor. Ao mexerem o caldeirão de feijão encontraram o coitado do noivo, morto, cozido, misturado com os torresmos. Que horror! Dona Baratinha, depois de clamar que "Dom Ratão, coitado, era tão bom, eu sabia que ele gostava de mim, aconteceu, coitado!, de ir provar um torresmo e cair no caldeirão, podia ter pedido, a gente fazia um pratinho para ele, não quis me desgostar, coitado! tão delicado" – teve um chilique e foi um alvoroço monstro em casa de dona Baratinha, tão bonitinha.
Dona Baratinha ficou muito triste que seu casamento tenha acabado assim.No dia seguinte, decidiu voltar à janela novamente e recomeçar a cantar, mas...Desta vez iria prestar mais atenção em tudo o que era importante para ela, além do barulhão, é claro!
- Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?



CD Dona Baratinha
Já deu para perceber que eu adoro essa história...

Tem um blog bem legal disponibilizando a história para fazer dowlowd clique aqui:
http://www.4shared.com/file/38288798/8ec02c2a/Dona_Baratinha.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um recadinho!!!!
Adoro quando você vem me visitar..........

Postagens populares


Esse blog foi criado com o objetivo de mostrar meu trabalho, minha arte e minhas paixões: educar e trabalhos com EVA! Além de poder trocar experiências com Pais, Educadores, Pedagogos... Estarei postando artigos e atividades referentes a Educação Infantil. A maioria do material encontrado aqui, tais como artigos e imagens, são de minha autoria, mas alguns foram coletados da Internet. Não tenho a intenção de violar os direitos autorias, se você tiver direito sobre alguma imagem ou texto, peço que entre em contato, assim se preferir eu posso retirar do blog ou colocar os devidos créditos. Muito Obrigada e espero que meu cantinho te ajude!!!

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!
"Meu filho vai ter nome de santo, quero o nome mais bonito... é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se vc parar pra pensar, na verdade não há..."

Quem será???

Quem será???
Essa linda bonequinha sou eu!!!

O QUE VOCÊ PROCURA?

Seu comentário é muito importante para mim!!!!



Sou Embaixadora PRITT