segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Cuidados com o Bebê no verão


A prevenção contra os raios solares

Nunca é demais aconselhá-la a não expôr o seu bebê ao sol, uma vez que a sua pele é muito delicada, com reduzida tolerância ao sol e ainda não se encontram desenvolvidos todos os seus mecanismos de proteção. Todos os cuidados são poucos e a prevenção deve ser contínua e o mais eficaz possível. Que tipo de protetor solar é recomendado para bebês?

Os protetores sem químicas
Se não for possível evitar que o seu bebê apanhe sol é recomendável usar um protetor solar sem filtros químicos, de preferência um protetor solar fabricado com óxido de zinco ou dióxido de titânio porque:
Ao contrário dos filtros químicos existentes na maioria dos protetores solares e que a pele absorve, o óxido de zinco e o dióxido de titânio apenas exercem a sua ação na camada superior da epiderme formando uma barreira contra os raios do sol.
Uma das vantagens dos protetores solares sem produtos químicos é a sua protecção imediata. Estes protetores defendem a pele das agressões dos raios ultra-violeta desde o momento da sua aplicação enquanto que os protetores com filtros químicos necessitam de ser espalhados no corpo ou zona a proteger cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol, para que a pele tenha tempo de os absorver.
Os protetores solares sem ingredientes químicos protegem quer contra os raios UVA quer contra os UVB, sendo certo que não é necessário utilizar um indice de protecção superior a 30 uma vez que está provado que neste tipo de produto um indice acima deste valor não oferece maior proteção.

Os protetores com filtros químicos
Caso decida aplicar um protetor solar com filtros químicos no seu bebê experimente primeiro espalhar uma pequena quantidade do produto no seu braço algumas horas antes de exposição ao sol para se certificar que ele não sofre qualquer tipo de reação alérgica. Este tipo de protetor solar não é tóxico ou perigoso, mas como se está a falar de bebês ainda não se sabe muito bem como poderá a sua pele reagir aos filtros químicos.
Tenha em atenção que um elevado indice de proteção não é necessariamente melhor para a pele uma vez que quanto mais elevado for aquele, maior é a concentração de produtos químicos.
Tendo isto em consideração, não fará mal se aplicar um pouco do seu protetor solar no bebê. Todavia existem no mercado protetores solares específicos para bebês e crianças, mais adequados às necessidades especiais do seu tipo de pele que são vendidos com a informação necessária para uma utilização correta e, a maior parte deles, não contém filtros químicos. Procure esta informação na embalagem.

A aplicação do protetor
Seja qual for o produto que escolha e se o seu bebê tiver mais de 6 meses aplique-lhe uma camada grossa de produto em todo o corpo. Não é aconselhável expôr ao sol bebês com idades inferiores a 6 meses, mas caso necessite fazê-lo aplique-lhe o protetor solar nas mãos e no rosto, em camadas finas.
Preste especial atenção às áreas que se queimam mais depressa tais como as orelhas, nariz, a parte de trás do pescoço e ombros e repita a operação de duas em duas horas, mesmo que as indicações do produto refiram que tem uma duração superior. Isto sucede porque as crianças movimentam-se muito, caiem na areia, entram e saiem da água, enxugam-se com a toalha, o que faz com que vão perdendo rapidamente a sua proteção.

Outras medidas para proteger o bebê do sol
*Mesmo que não se possa evitar totalmente a exposição do bebê ao sol:
*Evite deixá-lo apanhar sol entre as 10:00 e as 16:00, altura em que os raios solares são mais fortes e perigosos.
*Procure vesti-lo com calças leves, blusas de manga comprida e chapéu se tiver de sair de casa nestas horas do dia.
*Coloque-lhe óculos de sol se tiver a sorte dele os deixar na cara durante o tempo de exposição.
*Façar uso do chapéu de abas largas, imprescindível durante esta estação e se usar muito o carrinho de bebê não se esqueça de colocar proteção contra o sol.
*Esteja atenta ao comportamento do bebê, especialmente se estiver já há algum tempo num meio ambiente quente e seco, dando-lhe de beber bastantes líquidos para prevenir a desidratação.

O bebê deve usar óculos de sol?
Seria ótimo que pudesse fazer com que o seu bebê não retirasse os óculos de sol, mas é praticamente impossível conseguir tal façanha em bebês com idades infeirores a 1 ano.
Os óculos de sol ajudam a proteger os olhos do bebê dos raios ultra-violeta que estão relacionados com o aumento do risco de cataratas mais tarde. Se conseguir que o seu bebê os use, compre uns óculos que o protejam tanto dos raios UVA como dos UVB.
Caso decida nem tentar a utilização dos óculos de sol porque passarão a maior parte do tempo não nos olhos, mas sim na boca do bebê, opte por um chapéu de abas largas ou visores que são, nestas idades, a melhor forma de proteger os olhos do bebê dos efeitos nocivos do sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um recadinho!!!!
Adoro quando você vem me visitar..........

Postagens populares


Esse blog foi criado com o objetivo de mostrar meu trabalho, minha arte e minhas paixões: educar e trabalhos com EVA! Além de poder trocar experiências com Pais, Educadores, Pedagogos... Estarei postando artigos e atividades referentes a Educação Infantil. A maioria do material encontrado aqui, tais como artigos e imagens, são de minha autoria, mas alguns foram coletados da Internet. Não tenho a intenção de violar os direitos autorias, se você tiver direito sobre alguma imagem ou texto, peço que entre em contato, assim se preferir eu posso retirar do blog ou colocar os devidos créditos. Muito Obrigada e espero que meu cantinho te ajude!!!

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!
"Meu filho vai ter nome de santo, quero o nome mais bonito... é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se vc parar pra pensar, na verdade não há..."

Quem será???

Quem será???
Essa linda bonequinha sou eu!!!

O QUE VOCÊ PROCURA?

Seu comentário é muito importante para mim!!!!



Sou Embaixadora PRITT