quarta-feira, 15 de julho de 2009

O VELHO, O MENINO E O BURRO

Um velho resolveu vender o seu burro na feira da cidade. Como iria retornar a pé, chamou o neto para acompanhá-lo. Montaram os dois no animal e seguiram viagem.
Passando por umas barracas de escoteiros, escutaram os comentários críticos;
"Como é que pode, duas pessoas em cima deste pobre animal!".
Resolveram então que o menino desceria, e o velho permaneceria montado. Prosseguiram...Mais à frente estava uma lagoa e algumas velhas estavam a lavar a roupa. Quando viram a cena, puseram-se a reclamar;
"Que absurdo! Explorando a pobre criança, podendo deixá-la em cima do animal."
Constrangidos com o ocorrido, trocaram as posições, ou seja, o menino montou e o velho desceu.


Tinham caminhado alguns metros, quando algumas jovens sentadas na calçada mostraram seu espanto com o que presenciaram; "Que menino preguiçoso! Enquanto este velho senhor caminha, ele fica todo prazeroso em cima do animal. Tenha vergonha!"Diante disto, o menino desceu e desta vez o velho não subiu. Ambos resolveram caminhar, puxando o burro.Já acreditavam ter encontrado a fórmula mais correta quando passaram em frente de um bar. Alguns homens que ali estavam começaram a dar gargalhadas, fazendo chacota da cena; "São mesmo uns idiotas! Ficam andando a pé, enquanto puxam um animal tão jovem e forte!"O avô e o neto olharam um para o outro, como que tentando encontrar a maneira correcta de agir.Então ambos pegaram o burro e carregaram-no às costas!!!Além de divertida, esta fábula mostra que não podemos dedicar atenção irracional às críticas, pois estas acontecerão sempre, independentemente da maneira que agimos. Em outras palavras: faça o que fizer, alguém sempre achará defeito no que está fazendo.
Já tentou carregar um burro nas costas?

De tão pesado, certamente você irá descobrir maneira melhor de voltar para casa. Estourado ou bonzinho, qual o melhor jeito de ser?

Entre um e outro, você pode descobrir um terceiro, mais leve e menos complicado.


Em O Velho, o Menino e o Burro e Outras Histórias, Ruth Rocha reconta o cotidiano bem-humorado da sabedoria popular. Histórias saborosas para fazer rir e pensar.

3 comentários:

  1. boa noite! gostei do seu trabalho ! guando poder passa o meu . www.showdeartes3.blogspot.om

    ResponderExcluir
  2. Oi, tia Fabíola, que lindo blog, simplesmente encantador!
    É maravilhoso encontrar pessoas como você na Net. Parabéns, não desista nunca! Educar é um dom e felizes são os que, possuindo um dom, o partilham para o bem!
    A propósito: ouvi esta fábula quando criança e ela nunca mais me saiu da cabeça. Acho que a vida estava me preparando para o que vinha por aí: saber caminhar sem me aborrecer tanto com opiniões alheias. Afinal, o mundo é assim mesmo: cheio de cabeças, e em cada cabeça... uma sentença! :)
    Grande beijo, fique com Deus!
    Lorena

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Por coincidencia encontrei vc aqui.
    De tão encantado que fiquei não poderia passar sem deixar um recado.
    Em primeiro lugar, gostei do ponteiro do mouse. Queria colocar no meu também. rsrsrsrs
    Mas não tão feminino. rsrsrs
    Fabiola, imagino que, no prazer de repassar algo de bom para as pessoas nos dar um pouco de trabalho.
    Contudo, você consegue algo tão belo e atraente como tal, atravéz desse lindo trabalho representado por esse Blog.
    Meus parabéns.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho!!!!
Adoro quando você vem me visitar..........

Postagens populares


Esse blog foi criado com o objetivo de mostrar meu trabalho, minha arte e minhas paixões: educar e trabalhos com EVA! Além de poder trocar experiências com Pais, Educadores, Pedagogos... Estarei postando artigos e atividades referentes a Educação Infantil. A maioria do material encontrado aqui, tais como artigos e imagens, são de minha autoria, mas alguns foram coletados da Internet. Não tenho a intenção de violar os direitos autorias, se você tiver direito sobre alguma imagem ou texto, peço que entre em contato, assim se preferir eu posso retirar do blog ou colocar os devidos créditos. Muito Obrigada e espero que meu cantinho te ajude!!!

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!
"Meu filho vai ter nome de santo, quero o nome mais bonito... é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se vc parar pra pensar, na verdade não há..."

Quem será???

Quem será???
Essa linda bonequinha sou eu!!!

O QUE VOCÊ PROCURA?

Seu comentário é muito importante para mim!!!!



Sou Embaixadora PRITT