sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dia da Consciência Negra



Crédito: Biry



Os negros foram trazidos da África por volta de 1530. Durante mais de 350 anos, a maior parte do trabalho no Brasil foi realizada por essa mão-de-obra escrava. Além de sustentar a economia, eles ajudaram a enriquecer a nossa cultura. Hoje os afro-brasileiros representam quase metade da população e sua influência está presente na música, na dança, na língua, na culinária, no folclore...

Com tantas contribuições para a cultura do país, os negros passaram a valorizar mais a sua identidade. Para preservar essa história tão importante, há cerca de 30 anos se comemora no dia 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra. Nessa data, em 1695, ocorreu a morte de Zumbi, o maior líder dos quilombos de Palmares, que representou a mais forte comunidade de escravos fugidos nas Américas, com uma população de mais 30 mil pessoas. Nessas povoações, eles resistiam ao escravismo e lutavam pela liberdade. Palmares durou cerca de 140 anos.

Veja também:
  • Libertação dos escravos
    Clique em Você sabia... para descobrir mais sobre o papel do negro e sua influência cultural no país.

    Fonte: Revista Recreio

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe um recadinho!!!!
    Adoro quando você vem me visitar..........

    Postagens populares


    Esse blog foi criado com o objetivo de mostrar meu trabalho, minha arte e minhas paixões: educar e trabalhos com EVA! Além de poder trocar experiências com Pais, Educadores, Pedagogos... Estarei postando artigos e atividades referentes a Educação Infantil. A maioria do material encontrado aqui, tais como artigos e imagens, são de minha autoria, mas alguns foram coletados da Internet. Não tenho a intenção de violar os direitos autorias, se você tiver direito sobre alguma imagem ou texto, peço que entre em contato, assim se preferir eu posso retirar do blog ou colocar os devidos créditos. Muito Obrigada e espero que meu cantinho te ajude!!!

    "Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

    "Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

    MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!

    MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!
    "Meu filho vai ter nome de santo, quero o nome mais bonito... é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se vc parar pra pensar, na verdade não há..."

    Quem será???

    Quem será???
    Essa linda bonequinha sou eu!!!

    O QUE VOCÊ PROCURA?

    Seu comentário é muito importante para mim!!!!



    Sou Embaixadora PRITT