domingo, 18 de abril de 2010

DIA DO LIVRO!!! Uma homenagem do Blog TIA FABIOLA E CIA, ao aniversariante do dia MONTEIRO LOBATO!!!

Você sabia que os livros infantis têm um dia dedicado só para eles, aqui no Brasil? Isso mesmo, além de divertir, ensinar e fazer as crianças usarem a imaginação, ele tem uma data especial: o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.


Esse dia foi escolhido por ser o aniversário de Monteiro Lobato, considerado por muitos como o maior escritor infantil brasileiro. Foi ele quem inventou as histórias do “Sítio do Picapau Amarelo” e de personagens inesquecíveis como Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Cuca e muitos outros.

Essas histórias foram criadas há muito tempo, mas são adoradas pelas crianças até hoje. O primeiro livro com uma aventura no sítio, por exemplo, já tem 90 anos! Tanto sucesso fez as narrativas irem parar na televisão, em diferentes séries. A primeira começou a ser transmitida há quase 60 anos e a última versão terminou há menos de três anos.

Monteiro Lobato escreveu 26 livros infantis durante toda sua carreira e, se ainda estivesse vivo, completaria 128 anos em 2010.

Por toda a importância que o escritor teve, além da homenagem no Dia Nacional do Livro Infantil, Monteiro Lobato virou nome de uma cidade onde ele morou, no interior de São Paulo. Em Taubaté, a casa em que ele nasceu foi transformada no Museu Monteiro Lobato. Sabe onde fica? Dentro do Sítio do Picapau Amarelo, na avenida Monteiro Lobato.



Bia é filha do escritor Rubem Fonseca, cresceu entre livros e escritores e conversa com a gente sobre a influência de Monteiro Lobato na literatura brasileira – e na sua vida de leitora. Confira.


O dia do livro infantil é uma homenagem ao aniversário de Monteiro Lobato. Como você pode explicar a importância do autor na literatura brasileira?
Advogado, cronista, escritor, tradutor, editor e empresário foi como autor de livros dedicados ao púbico mirim que Monteiro Lobato teve seu maior reconhecimento. Considerado o pai da literatura infantil no Brasil, graças a ele milhares de jovens tomaram gosto pela leitura através de seus livros infantis publicados entre 1920 e 1947.

Os livros infantis de hoje carregam a influência da obra dele?
É difícil haver um autor de literatura infantil que não tenha sido leitor de Lobato e não tenha de alguma forma sofrido influência dele.

Em uma frase célebre, Monteiro Lobato diz que ainda vai acabar “escrevendo livros onde as crianças possam morar”. Você acha que os pequenos se identificam com o mundo fantástico do escritor?
Criança tem o imaginário solto, e quanto mais o texto vai na direção dessa característica do universo infantil mais o pequeno leitor se identifica. Posso dizer que “morei” no Sítio do Picapau Amarelo durante parte de minha infância.

Então você lia Monteiro Lobato na infância... Tinha uma história favorita?
Lia sim. Todas as histórias do Sítio me encantavam. Posso ressaltar os imbatíveis Reinações de Narizinho, Caçadas de Pedrinho, Viagem ao Céu e O Picapau Amarelo.

Até hoje, o Sítio do Pica Pau Amarelo é um sucesso na televisão e um dos livros infantis mais vendidos. O Sítio sobrevive à urbanização das crianças?
A TV deu um salto qualitativo na programação dedicada às crianças quando há décadas resolveu adaptar para a tela as encantadoras traquinagens dos inesquecíveis personagens Pedrinho, Narizinho, Emilia, Dona Benta, tia Anastácia, Visconde de Sabugosa e o Marques de Rabicó no famoso Sítio do Picapau Amarelo. Para a criança da cidade o Sítio tem ainda o sabor extra de mostrar a realidade desconhecida da vida rural.

O que as crianças deveriam saber sobre ele?
Talvez muitas crianças não saibam que Monteiro Lobato inspirou-se em seu próprio sítio no interior de São Paulo para criar o Sítio do Picapau Amarelo.



Livros infantis imperdíveis de Monteiro Lobato (mesmo que você já não seja tão criança)



Reinações de Narizinho (1931) – O primeiro livro da saga do Picapau Amarelo. Surge Emília, a boneca de pano que destrava a língua, e uma espiga de milho transforma-se no Visconde de Sabugosa. Começam as travessuras sem fim dos netos de Dona Benta...

Histórias do mundo para crianças (1933) – Dona Benta, como se sabe, é uma senhora de muita leitura. É ela quem conta, para as crianças do Sítio, a história da evolução da humanidade, um pouquinho cada noite. Desde os seus comecinhos, nas cavernas, até a bomba atômica de Hiroshima, a história do mundo é relatada como um verdadeiro romance em linguagem infantil.

Memórias da Emília e Peter Pan (1936) – Emília resolve contar suas memórias, ditando-as ao Visconde de Sabugosa. Emília conta tudo - o que houve e o que não houve; e vai dando as suas ideias mirabolantes sobre tudo.

Dom Quixote das Crianças (1936) - As famosas aventuras de D. Quixote de la Mancha e de seu gordo escudeiro, Sancho, são aqui contadas por dona Benta, naquele modo de contar histórias que é só dela. Emília entusiasma-se com o herói e em certo momento resolve imitá-lo – acaba que tia Nastácia teve que agarrá-la e prendê-la numa gaiola, como aconteceu com o herói da Mancha na sua loucura...

O Picapau Amarelo e A reforma da natureza (1939) - Dona Benta adquire todas as terras em redor do sítio para atender a uma solicitação prodigiosa: os personagens das fábulas resolveram morar lá. Branca de Neve com os sete anões, D. Quixote e Sancho Pança, Peter Pan e os meninos perdidos do País do Nunca, a Gata Borralheira, todas as princesas e príncipes encantados das histórias da carochinha, os heróis da mitologia grega, tudo, tudo que é criação da Fábula muda-se com armas e bagagens para o Picapau Amarelo.


Muitas Imagens do SITIO DO PICAPAU AMARELO pra você se divertir!!!

"Um país se faz com homens e livros"



Monteiro Lobato


2 comentários:

  1. gostei de seu blog,e fala de monteiro e muita responsabilidade pois o pai da literatura infantil,gostei bastante da sua postagem,mais queria te pedir um favor.no meu colegio vai haver um vestival de literatura,onde podemos aborda qualque livro,pensei logo em fala da vida de monteiro lobato,estou com bastante ideias pretendo colocalas em pratica,se vc tiver algo que possa acresentar no meu progeto mim envia um email.agradeço meu email e robertofelix.32@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!
    Amei a homenagem prestada ao "Dia do Livro", pois as crianças ainda estão lendo muito pouco.
    Me chamo Emília e sou apaixonada pelas travessuras e conversas da minha xará...Os diálogos dela com o Visconde são apaixonantes!!!Um beijo e adorei o espaço.Trabalhei 25 anos como educadora, mas hoje, sou aposentada.Sei que a profissão não é muito valorizada, somos verdadeiras malabaristas,psicólogas,babás....mas sempre amei a profissão que escolhi.Conviver com crianças foi a melhor coisa que me aconteceu na vida.
    Emília

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho!!!!
Adoro quando você vem me visitar..........

Postagens populares


Esse blog foi criado com o objetivo de mostrar meu trabalho, minha arte e minhas paixões: educar e trabalhos com EVA! Além de poder trocar experiências com Pais, Educadores, Pedagogos... Estarei postando artigos e atividades referentes a Educação Infantil. A maioria do material encontrado aqui, tais como artigos e imagens, são de minha autoria, mas alguns foram coletados da Internet. Não tenho a intenção de violar os direitos autorias, se você tiver direito sobre alguma imagem ou texto, peço que entre em contato, assim se preferir eu posso retirar do blog ou colocar os devidos créditos. Muito Obrigada e espero que meu cantinho te ajude!!!

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!
"Meu filho vai ter nome de santo, quero o nome mais bonito... é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se vc parar pra pensar, na verdade não há..."

Quem será???

Quem será???
Essa linda bonequinha sou eu!!!

O QUE VOCÊ PROCURA?

Seu comentário é muito importante para mim!!!!



Sou Embaixadora PRITT