"Grande é a poesia, a bondade e as danças. Mas o melhor do mundo são as crianças." (Fernando Pessoa)

Tia Fabiola daqui a 100 anos....

Tia Fabiola daqui a 100 anos....
...não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”

Um resumo do Blog pra você!!!

Um resumo do Blog pra você!!!

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Mais um texto que recebemos e estamos compartilhando com vocês!!!

Qual a importância do ensino bilíngue para a criança?



Sem dúvida alguma, hoje em dia é essencial falar mais de um idioma. O mundo evoluiu e ampliaram-se os contatos internacionais a partir da TV, da internet, das facilidades em viajar, conhecer novos lugares e culturas. Enfim, o mundo se globalizou, e com essa globalização houve a necessidade de se estabelecer uma linguagem comum de comunicação. Ser bilíngüe passou a ser uma ferramenta acadêmica e profissional fundamental.

O início deste ensino bilíngue a partir da primeira infância facilita o aprendizado? Por quê?
Isso acontece porque é durante os anos iniciais de vida que o cérebro está voltado e mais atento para o aprendizado da língua (conexões neurais). Até os seis anos, o cérebro da criança está “a todo vapor” assimilando, processando e estruturando as informações.
Quando a aquisição de dois idiomas acontece simultaneamente na infância, os códigos lingüísticos de ambas as línguas são armazenados no mesmo local do cérebro. Isso faz com que a criança desenvolva habilidades fonológicas e de uso em ambas as línguas mais rapidamente, sem sotaques e com mais facilidade.

Além disso, ao contrário do adulto, a criança ainda desconhece a inibição, desmotivação, perfeccionismo, falta de autoconfiança, ansiedade, entre outros sentimentos que prejudicam esse processo como acontece na fase adulta.

A partir de que idade recomenda-se o início desta prática?
A criança pode ser inserida em um ambiente bilíngüe desde o seu nascimento. Não há contra-indicações quanto ao contato precoce com uma nova língua. Inclusive, a exposição simultânea da criança a mais de um idioma aumenta o número de conexões cerebrais o que impacta positivamente o desenvolvimento não só da sua capacidade lingüística como também das suas capacidades cognitivas, criativas, intelectuais e sociais. Na Tiny People Bilingual School, desde seu ingresso, o aluno inicia o programa de imersão na língua inglesa com o intuito da compreensão, aquisição e vivência nesta língua. As crianças adquirem o idioma naturalmente desenvolvendo a habilidade de pensar nos dois idiomas e tornam-se apta a utilizá-los de acordo com as diferentes situações. 

Qual a melhor forma de ensinar a criança outro idioma?
Na escola bilíngüe o segundo idioma se constitui não em objeto de estudo, mas sim em instrumento de estudo. As crianças adquirem o novo idioma vivenciando as situações do dia a dia escolar, nessa língua. Assim, mais do que somente se comunicar em outra língua, as crianças adquirem a capacidade de pensar sobre conhecimentos gerais também nesse idioma. Isto é o que chamamos de imersão. Na Tiny People, tudo o que faz parte desse contexto bilíngüe, desde os ambientes aos quais a criança esta exposta, as metodologias de ensino, os materiais e recursos utilizados e os profissionais que estão envolvidos, são estruturados para que seja garantida a fluência no novo idioma juntamente com a qualidade no ensino, sem limitar as possibilidades e nem causar prejuízos para a criança.

Caso os pais não seja bilíngues, isso pode dificultar o aprendizado da criança?
Não, pois a criança terá outros meios de aprendizagem da segunda língua.

Que pontos os pais devem levar em conta ao escolher a segunda língua de seu filho?
Em geral os pais optam pela língua inglesa, já que esta é a lingua oficial dos negócios, cultura e ciências, mas se houver algum vínculo ou projeto de mudança para um país onde o inglês não é falado, vale a pena direcionar esforços para este outro idioma. 

O contato com outro idioma pode prejudicar a aquisição da língua pátria?
Não, crianças pequenas aprendem quantas línguas o ambiente lhes proporcionar, desde que esse aprendizado seja contextualizado e tenha uma função comunicativa.

O cérebro da criança possui uma enorme capacidade de adaptação, por isso, a criança inserida em um contexto bilíngüe difere naturalmente as situações de fala. Segundo Noam Chomsky, um dos mais importantes lingüistas, “a aquisição da linguagem é simplesmente um processo de desenvolvimento de capacidades inatas, de modo que os meninos e as meninas aprendem a falar da mesma forma que os pássaros aprendem a voar” (COLL et alii, 1995:70).

No entanto, é necessário ficar atento para que a criança tenha sua identidade cultural respeitada e preservada. O ensino de outro idioma não deve ter prioridade e nem ganhar mais destaque do que o da língua materna. Até mesmo porque a criança que conhece bem sua língua materna aprende com mais facilidade um segundo idioma.

Na Tiny People, ao completar 4 anos, nosso aluno inicia seu contato também com a língua espanhola. A partir de músicas e histórias tradicionais a criança se familiariza com o sistema fonológico e características do terceiro idioma, facilitando a aquisição da proficiência no mesmo. Além disso, a Tiny People supre a necessidade do bilingüismo sem perder o contato com a cultura nacional.  Desde o ingresso na escola, o aluno participa de aulas de cultura brasileira, nas quais ele tem acesso ao acervo cultural dos contos, lendas e brincadeiras tradicionais brasileiras, além da aula de música em português. A partir dos 4 anos, os alunos ficam na escola em um período estendido, ampliando-se assim, as atividades ministradas em português.

O projeto pedagógico da escola contempla todas as áreas do conhecimento tanto em inglês quanto em português, contribuindo para a reflexão das crianças em ambas as línguas.

Tiny People: uma escola bilíngue que forma cidadãos


Seu objetivo é a formação integral do aluno, para enfrentar um mundo cada vez mais complexo e competitivo

Escolher uma escola para matricular seus filhos é uma das maiores preocupações dos pais hoje em dia, pois ela precisa oferecer mais do que apenas ensinar. Deve também preparar as crianças para enfrentar um mundo cada vez mais complexo e exigente, socialmente e profissionalmente.

A Tiny People tem plena consciência dessas necessidades e se preocupa em formar um ser humano completo, oferecendo muito mais do que o comprometimento com a formação gradual e de acordo com a idade de cada aluno (a). Seu objetivo é formar cidadãos, além de ter a vantagem de ser bilíngue (português/inglês), uma exigência cada vez maior na atualidade.

Segundo a equipe pedagógica da instituição, sua proposta “contempla a formação integral do aluno, dentro de um contexto bilíngue”. Em um ambiente acolhedor e seguro, a escola promove o respeito, amor, ética e valorização da individualidade. A criança é estimulada a desenvolver sua capacidade de aprender, pensar, estabelecer relações e adquirir conhecimentos, competências, atitudes e valores. A finalidade de todo esse cuidado é garantir uma educação de excelência, que propicie o desenvolvimento pleno de seus alunos.

A missão da Tiny People é a formação de um ser humano independente e responsável, motivado e criativo, que respeita a si, o próximo e a natureza. Pedagogicamente, segue os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, a fazer, a viver junto e a ser.
A escola acredita que a parceria com a família é fundamental para o desenvolvimento e aprendizado das crianças. Por isso, inclui os pais em diversas atividades, além de fornecer-lhes dicas e orientações para que possam participar e contribuir com o seu trabalho.

A educação para a vida acontece em um ambiente multicultural, no qual a criança tem a oportunidade de desenvolver suas competências nas diferentes áreas de conhecimento. A proficiência em inglês acontece naturalmente, dentro do contexto infantil, de forma lúdica. A partir de quatro anos, a criança começa também a aprender espanhol. Assim, além de um terceiro idioma, ela conhece outras culturas.
São oferecidas aulas de cultura brasileira, com nosso folclore, lendas, contos, brinquedos e brincadeiras tradicionais. Desta forma, o aluno desenvolve com prazer sua identidade cultural.

A Tiny People tem aulas de música, em inglês e português. Artes, teatro, horta e culinária são outras áreas de conhecimento exploradas pela escola. Ballet, judô e capoeira também estão disponíveis, de forma extracurricular. O projeto “Reading is Fun” incentiva a leitura e estreita os laços entre pais e filhos, além de promover a curiosidade, criatividade, imaginação e enriquecimento cultural de crianças e adultos.
O compromisso social é valorizado, por meio de projetos como o S.O.S Earth, que recolhe pilhas e baterias e encaminha para reciclagem, além de campanhas de doação de alimentos, roupas, brinquedos e livros para uma instituição próxima à escola.


Para o desenvolvimento de todas estas atividades, a Tiny People possui uma equipe altamente especializada, com profissionais formados em Pedagogia e fluentes em inglês, que passa constantemente por cursos de atualização e aprimoramento.
As instalações foram cuidadosamente planejadas para atender a todas as necessidades das crianças. São sete salas de aula climatizadas, com mobiliário e recursos pedagógicos específicos para cada faixa etária. A escola tem ainda sala de teatro e música, ateliê de artes, biblioteca, sala de vídeo, sala multifuncional, playground e pátio coberto, horta e fraldário.


No refeitório, a educação alimentar é ensinada de forma diversificada e balanceada. A comida é elaborada por uma empresa especializada em nutrição infantil.


O sistema de segurança inclui monitoramento por câmeras e profissionais treinados. Todos os funcionários fazem cursos de primeiros socorros pediátricos.



Assessoria de imprensa: Andrea Feliconio - www.andreafeliconio.com.br
11-2309-4144 | 9 9144-9663.

Facebook: Andrea Feliconio
Twitter/Skype: andreafeliconio.

Um comentário:

  1. GOSTEI DO SEU BLOG E TENHO UM ARTIGO PARA VOCÊ

    Olá Tudo Bem? Primeiro! Quero me apresentar sou a Professora Rosimeire F. Oliveira
    A minha especialidade é falar sobre Saúde, Bem Estar e Emagrecimento.

    Escrevo atualmente escrevo para o Beleza Blog (beleza.blog.br).
    Achei muito interessante o seu blog, gostaria de contribuir com um artigo de minha autoria,
    o texto é totalmente gratuito e será relacionado à área de Beleza ou Emagrecimento ou Bem Estar.
    Será um artigo atraente e atualmente muito buscado pelo público.

    Para divulgação do meu trabalho o que necessito é um link dentro do artigo.
    Se você aceitar publicar o artigo eu divulgo (grátis) na nossa rede que soma mais de 2 milhões de visualizações.

    Entre em contato comigo por e-mail prof.rosioliveira@gmail.com

    Será um prazer enviar um artigo para avaliação e um plano de divulgação que mostra todos os locais onde seu blog será divulgado.

    Gostaria de fazer parte do seu blog através desse artigo!

    Aguardo sua resposta e estou a sua disposição! Atenciosamente,
    Professora Rosi Feliciano Oliveira

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho!!!!
Adoro quando você vem me visitar..........

Postagens populares


Esse blog foi criado com o objetivo de mostrar meu trabalho, minha arte e minhas paixões: educar e trabalhos com EVA! Além de poder trocar experiências com Pais, Educadores, Pedagogos... Estarei postando artigos e atividades referentes a Educação Infantil. A maioria do material encontrado aqui, tais como artigos e imagens, são de minha autoria, mas alguns foram coletados da Internet. Não tenho a intenção de violar os direitos autorias, se você tiver direito sobre alguma imagem ou texto, peço que entre em contato, assim se preferir eu posso retirar do blog ou colocar os devidos créditos. Muito Obrigada e espero que meu cantinho te ajude!!!

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!
"Meu filho vai ter nome de santo, quero o nome mais bonito... é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se vc parar pra pensar, na verdade não há..."

Quem será???

Quem será???
Essa linda bonequinha sou eu!!!

Seu comentário é muito importante para mim!!!!

Sou Embaixadora PRITT