"Grande é a poesia, a bondade e as danças. Mas o melhor do mundo são as crianças." (Fernando Pessoa)

Tia Fabiola daqui a 100 anos....

Tia Fabiola daqui a 100 anos....
...não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”

Um resumo do Blog pra você!!!

Um resumo do Blog pra você!!!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Halloween - Como preparar uma festa???


Dia de Todos os Santos em inglês se diz “All Hallows Day” , a noite anterior a este dia é muito importante, por isso Halloween é uma abreviatura de All Hallows Even ou “Noite de Todos os Santos”!
Acreditava-se que na Noite das Bruxas os fantasmas voltavam à Terra em busca de alimento e companhia para levarem para o outro mundo, e por isso as pessoas pensavam que encontrariam almas penadas se saíssem de casa nessa noite.
Afastando os maus espiritos
Por isso, para não serem reconhecidas pelos fantasmas, usavam máscaras quando saíam de casa, para serem confundidas com espíritos que andavam à solta tentando apanhar almas vivas.
Para manter os espíritos longe de casa, as pessoas colocavam tigelas de comida à porta para satisfazê-los e os impedi-los de entrar.
Também para se proteger, carregavam lanternas acessas, feitas de abóboras.
Decoração de Halloween
Ossos a estalar sob os pés
Espalhe pedaços de pão bem seco por baixo dos tapetes, quando os seus convidados estiverem passando por eles, parecerá que estão estalando ossos com os pés!
Pegadas monstruosas
Com um marcador, desenhe uma pegada numa esponja grande de banho e recorte-a. Com a esponja molhada em tinta lavável, vá deixando “pegadas” desde a calçada até à entrada de sua casa.
Não esqueça de ir virando a esponja, de forma que apareçam ambos os pés marcados, direito e esquerdo!
Partes do corpo
Você pode espalhar algumas tigelas com “partes corporais” pela festa. Para isso só tem que arranjar umas salsichas para fazerem as vezes de dedos. Também pode cozinhar espaguete e juntar-lhe colorante vermelho para fazer de veias. Umas quantas cebolinhas em pickles podem muito bem parecer olhos…
Efeitos sonoros
Uma boa idéia para animar uma festa de Halloween são sons assustadores. Pode-se gravar alguns com antecedência e colocá-los para “soar”.
Lanterna de abóbora malvada
Uma placa de metal fina e de tamanho médio, por exemplo, quando abanada faz um ótimo som de trovão. Arroz cru deixado cair encima de um tabuleiro de metal parece chuva. Papel celofane amarrotado dá a sensação de labaredas de um incêndio.
Para arranjar um bom grito podes, bem, gritar (uuugh!). Também pode cortar (à mão) algumas cenouras fazendo parecer que são ossos a partir.
Se quisere juntar uns morcegos à festa, abane um saco de plástico em frente ao microfone do gravador…
Iluminação
Para uma festa deste tipo convém ter a sala bem escurinha. Mas, a bem da segurança, se pode colocar alguns autocolantes refletores por cima das saídas (para as pessoas se orientarem).
Ah! E uma luz negra resulta sempre muito bem, principalmente se você estará vestido de esqueleto!!!
Decoração do jardim da casa
Se você mora numa casa (em vez de num apartamento), pode aproveitar o jardim da frente para começar a criar o ambiente.
Decore o seu jardim em Halloween
Uma idéia é utilizar caixas de cartão para fazer pedras tumulares; pinte-as de cinzento para ficarem com um ar envelhecido; para que fiquem de pé, cole umas pedras da calçada na parte de trás.
Para o toque final arranje (numa loja de brincadeiras) um braço, caveira ou qualquer outra “parte do corpo” para dar a sensação de que os zombies estão querendo sair das suas sepulturas.
Para um efeito ainda mais louco, pode alugar uma máquina de fazer fumaça, e
escondê-la no jardim; o nevoeiro fará com que os seus convidados pensem duas vezes antes de entrar na festa!!!!!
Como esculpir as aboboras
É preciso:
• 1 colher grande ou uma daquelas colheres de sorvete;
1 faca afiada
• folhas de jornal
• 1 vela pequena.
Com a faca (que deverá ser comprida) corte uma espécie de tampa na abóbora, na parte de baixo(cuidado para não furar os lados da abóbora).
abóbora de Halloween
O buraco deverá ser grande o suficiente para tirar o recheio (polpa e sementes) com a ajuda da colher.
segundo passo para uma lanterna
Limpe também a «tampa» que retirou para abrir a abóbora.
esculpindo a abóbora
Cara de abóbora
Coloque a abóbora numa mesa e verifique qual é o melhor lado para começar a esculpir.
Imagine a «cara» que deseja fazer e use a faca para, cuidadosamente, retirar as partes individuais que não lhe interessam. Se precisar de ajuda, use uma caneta para fazer as marcações antes de começar a cortar.
Minha lanterna de abóbora
Assim que terminar de cortar, empurre devagarinho as peças recortadas para ver o resultado final.
A lanterna de abóbora que imagino
Se tudo estiver perfeito (na medida do possível) pode-se passar à parte da vela, que é bastante simples: coloque a «tampa» da abóbora (deixando-a nivelada) no fundo da abobora, e cole com cera a vela encima, ficando assim perfeitamente estável.
Minha lanterna de abóbora acesa
Depois é só acender a vela e colocar a abóbora com o «rosto» virado para o sítio onde os seus convidados irão estar!
A lanterna de Halloween esculpida e pronta
Halloween – “trick or treat!”
A tradição de dar doces, guloseimas e frutas veio dos duendes (e da Irlanda), que eram considerados maus (!) pelos antigos celtas.
"trick or treat!"
Nessa noite eles gostavam de pregar “peças” (”tricks”) aos humanos.
Para lhes agradar e evitar as suas maldades, as pessoas deixavam doces e frutas (”treats”) à porta das suas casas. Ou seja pacto, “eu lhe dou os doces e você não me incomoda”
Daí surgiu a famosa frase “trick or treat” que dizem as crianças norte-americanas quando celebram o Halloween, ou Dia das Bruxas, e pode ser traduzida como “presentes ou brincadeira”.
Como se diz que nessa noite os fantasmas andam à solta, todas as brincadeiras são válidas, mas é preciso estar mascarado como eles (os espíritos) para não sermos levados pelas almas do outro mundo.
Também para se protegerem deles, as crianças carregavam lanternas feitas com uma abóbora escavada.
Essas lanternas também se põem à porta de casa, para espantar os espíritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um recadinho!!!!
Adoro quando você vem me visitar..........

Postagens populares


Esse blog foi criado com o objetivo de mostrar meu trabalho, minha arte e minhas paixões: educar e trabalhos com EVA! Além de poder trocar experiências com Pais, Educadores, Pedagogos... Estarei postando artigos e atividades referentes a Educação Infantil. A maioria do material encontrado aqui, tais como artigos e imagens, são de minha autoria, mas alguns foram coletados da Internet. Não tenho a intenção de violar os direitos autorias, se você tiver direito sobre alguma imagem ou texto, peço que entre em contato, assim se preferir eu posso retirar do blog ou colocar os devidos créditos. Muito Obrigada e espero que meu cantinho te ajude!!!

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!
"Meu filho vai ter nome de santo, quero o nome mais bonito... é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se vc parar pra pensar, na verdade não há..."

Quem será???

Quem será???
Essa linda bonequinha sou eu!!!

O QUE VOCÊ PROCURA?

Seu comentário é muito importante para mim!!!!

Sou Embaixadora PRITT