sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dia da Consciência Negra - CURIOSIDADES!


Crédito: Biry
Você Sabia...
Os escravos negros pertenciam a diferentes nações africanas, mas todos chegavam ao Brasil como negros da Guiné. Recebiam esse nome porque os traficantes de escravos chamavam de Guiné a costa ocidental da África, de onde saíam os navios negreiros.

Você Sabia...
Os navios negreiros transportavam entre 100 e 600 escravos por viagem. Homens, mulheres e crianças eram amontoados nos porões das embarcações. Assustados e com muita saudade de casa, muitos morriam durante a viagem.

Você Sabia...
Entre os séculos 16 e 17, nos engenhos de açúcar, os negros trabalhavam de sol a sol, comiam mal, eram castigados e morriam muito cedo, sendo logo substituídos por outros escravos. Aqueles que sobreviviam já eram considerados velhos por volta dos 35 anos.

Você Sabia...
No século 18, a descoberta de ouro em Minas Gerais estimulou ainda mais o tráfico de negros para o Brasil. Todo o trabalho das minas era feito por eles.

Você Sabia...
Até a Abolição da Escravatura, em 1888, os escravos também trabalharam nas fazendas de café do Rio de Janeiro e de São Paulo e foram a principal mão-de-obra nas fazendas de gado. Além disso, eles faziam todos os trabalhos domésticos, eram sapateiros, ferreiros ou vendedores ambulantes.

Você Sabia...
Durante a escravidão, os africanos reuniam-se em roda para cantar e dançar depois do trabalho. Batiam palmas e tocavam instrumentos de percussão. Aos poucos, a sociedade brasileira assimilou o ritmo dos negros. Por isso se diz que a música popular brasileira nasceu na África.

Você Sabia...
A influência africana também aparece em nossos cultos religiosos. O candomblé, por exemplo, cultua os orixás, que representam diversas forças da natureza e podem simbolizar os ventos (Iansã) ou a água doce (Oxum), por exemplo.

Você Sabia...
Como na época da escravatura, os negros não podiam manifestar sua religião, eles passaram a louvar santos católicos. Assim, Santa Bárbara representava Iansã. Essa união de cultos chama-se sincretismo religioso.

Você Sabia...
A feijoada, originalmente, era uma comida dos escravos negros. Outras delícias trazidas do continente africano são o acarajé, a o caruru e o vatapá, pratos bem comuns na Bahia.

Você Sabia...
capoeira é uma mistura de várias tradições, principalmente de antigas danças dos povos de Angola. Ela foi usada como uma forma de luta por escravos libertos e chegou até a ser proibida, mas depois acabou virando um jogo com coreografia.

7 comentários:

  1. sou professor de história e queria dizer o quanto gostei das curiosidades expressas em seu blog. Pessoas como você contribui com a construção do conhecimento histórico do nosso país. abraços

    ResponderExcluir
  2. eu adorei as curiosidades continue postando ok
    bjos...

    ResponderExcluir
  3. adorei suas curiosidades,me ajudaram em um trabalho de escola.... e adorei a sua dedicação pelas crianças ,elas sao nosso futuro! abraços Anne 22

    ResponderExcluir
  4. gostei muito das suas curiosidades. eu tenho um trabalho na escola sobre a consciência negra e o professor queria desse tipo de curiosidade que começa com "você sabia"

    ResponderExcluir
  5. adorei vc esta me ajudando muito obrigado

    ResponderExcluir
  6. Muito BOM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. boas curiosidades, porém não gostei do designe do blog. f

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho!!!!
Adoro quando você vem me visitar..........

Postagens populares


Esse blog foi criado com o objetivo de mostrar meu trabalho, minha arte e minhas paixões: educar e trabalhos com EVA! Além de poder trocar experiências com Pais, Educadores, Pedagogos... Estarei postando artigos e atividades referentes a Educação Infantil. A maioria do material encontrado aqui, tais como artigos e imagens, são de minha autoria, mas alguns foram coletados da Internet. Não tenho a intenção de violar os direitos autorias, se você tiver direito sobre alguma imagem ou texto, peço que entre em contato, assim se preferir eu posso retirar do blog ou colocar os devidos créditos. Muito Obrigada e espero que meu cantinho te ajude!!!

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!
"Meu filho vai ter nome de santo, quero o nome mais bonito... é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se vc parar pra pensar, na verdade não há..."

Quem será???

Quem será???
Essa linda bonequinha sou eu!!!

O QUE VOCÊ PROCURA?

Seu comentário é muito importante para mim!!!!



Sou Embaixadora PRITT