quarta-feira, 3 de setembro de 2008

A Importância da Criação de Projetos com Brinquedos de Sucata na Educação Infantil


PROJETO: ‘O Lixo também vira Luxo’

Título
“Arte, Sucata, Massa e Imaginação para ajudar a resgatar a Educação”

Responsáveis:

Pedagoga: Fabíola Karla Fachetti Cristo
Professoras: Creche Luíza de Marilac e Pousada Infantil Sonho Meu

Justificativa:

Este tipo de projeto tem como finalidade fazer com que os alunos, os pais e a comunidade desenvolvam seu raciocínio a partir de situações cotidianas, como a visita a um aterro sanitário e ao Horto Florestal, envolvendo não só a Linguagem oral e escrita, mas também Artes, Música, Movimento, Natureza e Sociedade..
O trabalho interdisciplinar visa o entendimento global do mundo em que vivemos, aproximando o aluno cada vez mais da realidade em que vive.
Serão trabalhadas atividades que sugerem o desenvolvimento cognitivo para determinados conteúdos propostos, sempre visando o desenvolvimento da curiosidade e o gosto de aprender.


1- Objetivos Gerais

Ø Promover o conhecimento unindo o lazer ao aprender, desenvolvendo a capacidade de questionamento e de investigação, fazendo-os interessar-se pelas realidades de sua região e do mundo, enfrentando com confiança situações novas.


1.1- Objetivos Específicos:

Ø Tratar das propriedades das substâncias e questões ambientais (a importância da reciclagem de lixo, o problema da água e saneamento básico, principalmente) de uma forma construtiva, desenvolvendo assim, nos alunos, a percepção do valor da ciência como construção humana.
Ø Oportunizar o envolvimento das crianças com algumas invenções que fazem parte do dia-a-dia e levá-las a perceber que também podem inventar objetos e possibilitar a construção do conhecimento das invenções e de seus inventores por meio de atividades lúdicas e prazerosas.
Ø Permitir que as crianças percebam que podemos transformar o lixo e tornarmos conscientes da importância de cuidar do nosso planeta;
Ø Desenvolver a criatividade e trabalhar a coordenação motora superior;
Ø Despertar o prazer pelo lúdico e o gosto pela arte;
Ø Trabalhar a convivência em grupo;
Ø Fixar conceitos matemáticos como seriação, ordenação, classificação, contagem e associação de símbolos;
Ø Conscientizar as crianças e a população em geral da necessidade de transformar o lixo em luxo, a fim de melhorar o ambiente em que vivemos;
Ø Estimular os alunos a juntarem embalagens vazias de diversos tamanhos e formatos, criando situações em que possam ampliar o olhar e mergulhar no mundo da fantasia.

2- Público Alvo:

Alunos da Educação Infantil da Creche Luíza de Marilac e do Ursinho Feliz

3- Eixos Temáticos:

Matemática, Movimento, Artes Visuais, Natureza e Sociedade, Linguagem Oral e Escrita.

Um comentário:

Deixe um recadinho!!!!
Adoro quando você vem me visitar..........

Postagens populares


Esse blog foi criado com o objetivo de mostrar meu trabalho, minha arte e minhas paixões: educar e trabalhos com EVA! Além de poder trocar experiências com Pais, Educadores, Pedagogos... Estarei postando artigos e atividades referentes a Educação Infantil. A maioria do material encontrado aqui, tais como artigos e imagens, são de minha autoria, mas alguns foram coletados da Internet. Não tenho a intenção de violar os direitos autorias, se você tiver direito sobre alguma imagem ou texto, peço que entre em contato, assim se preferir eu posso retirar do blog ou colocar os devidos créditos. Muito Obrigada e espero que meu cantinho te ajude!!!

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!
"Meu filho vai ter nome de santo, quero o nome mais bonito... é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se vc parar pra pensar, na verdade não há..."

Quem será???

Quem será???
Essa linda bonequinha sou eu!!!

O QUE VOCÊ PROCURA?

Seu comentário é muito importante para mim!!!!



Sou Embaixadora PRITT