sábado, 15 de agosto de 2009

COLATINA - PRINCESA DO NORTE



DADOS GERAIS

Com o a maioria das cidades brasileiras, os aspectos sócio-econômicos e culturais de Colatina se formaram a partir da imigração de europeus. No final do século XIX e início do século XX, italianos e alemães chegaram à cidade para morar e trabalhar. Na época, a região era habitada pelos índios botocudos.

Com a introdução da agricultura e pecuária, a cidade se tornou sustentável.O crescimento gerado proporcionou sua emancipação em 1921. O nome dado à cidade foi uma homenagem à Dona Colatina, esposa do ex-governador do Estado, Muniz Freire.


CODINOME Princesa do Norte

Localização:
Bacia Hidrográfica do Rio Doce, região noroeste do Estado do Espírito Santo.

Coordenadas Geográficas:
Latitude - 19º 30’ Sul
Longitude - 40º 20’ Oeste

Distâncias:
(Vitória - 137 km) - (Rio de Janeiro - 640 km) - (São Paulo - 1.100 km) - (Belo Horizonte - 630 km) - (Linhares - 69 km) - (São Mateus - 195 km) - (Ipatinga - 317 km)

Limites:
Norte - Pancas e São Domingos do Norte.
Sul - Itaguaçú, São Roque do Canaã e João Neiva.
Leste - Rio Bananal, Linhares e Marilândia.
Oeste - Baixo Guandú.


Acessos:
Existem 06 rodovias estaduais e 02 rodovias federais interligando o Município às demais regiões do Espírito Santo. São elas: ES-080, ES-248, ES-341, ES-360, ES-446, BR-259 e BR-484.

Topografia:
O município apresenta topografia variando de ondulada a montanhosa, com altitudes entre 40 e 900 m.

Clima:
O clima predominante é o quente e úmido, típico do vale do rio Doce, com inverno seco .

Temperatura:
A temperatura média é de 28ºC e a maior ocorrência de chuvas é registrada entre outubro e janeiro.

Solo:
Há predomínio de solos do tipo "Latossolo Vermelho - Amarelo Diastrófico", de fertilidade média razoável e acidez moderada, com pH em torno de 5,0. Possui cerca de 56% de sua área com declividade abaixo de 31%.

PONTOS TURÍSTICOS

Trem no Distrito de Itapira

Cachoeira do Oito

Catedral da Cidade

Palácio Justiniano de Mello e Silva Netto

Praça Municipal

Vista do Vale do Rio Doce

Ponte Florentino Avidos à Noite

Praça do Sol Poente


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um recadinho!!!!
Adoro quando você vem me visitar..........

Postagens populares


Esse blog foi criado com o objetivo de mostrar meu trabalho, minha arte e minhas paixões: educar e trabalhos com EVA! Além de poder trocar experiências com Pais, Educadores, Pedagogos... Estarei postando artigos e atividades referentes a Educação Infantil. A maioria do material encontrado aqui, tais como artigos e imagens, são de minha autoria, mas alguns foram coletados da Internet. Não tenho a intenção de violar os direitos autorias, se você tiver direito sobre alguma imagem ou texto, peço que entre em contato, assim se preferir eu posso retirar do blog ou colocar os devidos créditos. Muito Obrigada e espero que meu cantinho te ajude!!!

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!
"Meu filho vai ter nome de santo, quero o nome mais bonito... é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se vc parar pra pensar, na verdade não há..."

Quem será???

Quem será???
Essa linda bonequinha sou eu!!!

O QUE VOCÊ PROCURA?

Seu comentário é muito importante para mim!!!!



Sou Embaixadora PRITT