sábado, 15 de agosto de 2009

Projeto que estou trabalhando com as crianças!

Projeto: O Menino protege e o Rio Doce agradece


Só jogue no rio aquilo que o peixe pode comer! (Ziraldo)
Capa do livro Menino do Rio Doce . Image by Ziraldo.  All rights reserved. Todos os Direitos Reservados.


"(...)Assim como o rio cumpre seu destino de terminar na salgada água do mar, o menino cresce, vira menino-homem e é então que sua história irá começar. As narrativas do menino e do rio se misturam."


Introdução

O projeto procura sensibilizar a população para a problemática das águas do Rio Doce, orientar e estimular comportamentos e atitudes responsáveis perante o meio ambiente e estimular o desenvolvimento de ações que levem à conservação dos rios e áreas de mananciais e redução do consumo, abrangendo assim o trabalho com as sucatas que poderiam ir parar nos rios e nós estaremos reaproveitando-as na construção de Brinquedos e Oficina de Artes para as crianças.

A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.


Como já diz Ziraldo, em um dos trechos do livro, "O menino tinha certeza de que havia nascido no dia em que viu o rio. Na sua memória, não havia nada antes daquele dia. O menino amou o rio, pois acreditou que o rio também havia nascido no dia em que ele o viu". E Hoje em dia, as crianças não têm o costume de jogar o lixo no lixo. Elas aprendem vendo os próprios adultos jogando lixo no chão, na rua, na escola e nos rios. Mas isso não precisa se tornar um problema é só nós jogarmos o lixo no lugar devido e passar adiante! E lembrar sempre de jogar no rio, somente aquilo que os peixes podem comer.


“A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada. Sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento, para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis”.

Declaração Universal dos Direitos da Água, UNESCO, 1992.




Desenvolvimento das atividades


Sugerimos que seja trabalhado junto: O Livro de Ziraldo – O Menino e o Rio Doce com a Educação Ambiental (Reciclagem, Sucatas, etc...)
 

2 comentários:

  1. Adorei o projeto, parabéns!! Vizinha... se puder colocar o livro no picasa, agradeço,pois, eu não conheço.. beijos.. estou sempre por aqui...rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Amei seu blog,também sou pró de educação infantil e aqui tem cada coisa maravilhosa para os pequenos, a partir de hoje serei frequentadora assídua. parabéns!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho!!!!
Adoro quando você vem me visitar..........

Postagens populares


Esse blog foi criado com o objetivo de mostrar meu trabalho, minha arte e minhas paixões: educar e trabalhos com EVA! Além de poder trocar experiências com Pais, Educadores, Pedagogos... Estarei postando artigos e atividades referentes a Educação Infantil. A maioria do material encontrado aqui, tais como artigos e imagens, são de minha autoria, mas alguns foram coletados da Internet. Não tenho a intenção de violar os direitos autorias, se você tiver direito sobre alguma imagem ou texto, peço que entre em contato, assim se preferir eu posso retirar do blog ou colocar os devidos créditos. Muito Obrigada e espero que meu cantinho te ajude!!!

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!
"Meu filho vai ter nome de santo, quero o nome mais bonito... é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se vc parar pra pensar, na verdade não há..."

Quem será???

Quem será???
Essa linda bonequinha sou eu!!!

O QUE VOCÊ PROCURA?

Seu comentário é muito importante para mim!!!!



Sou Embaixadora PRITT