domingo, 1 de março de 2009

Preparem-se!!! A Páscoa está chegando....

Curiosidades da Páscoa
OVOS DE PÁSCOA
De todos os simbolos, o ovo de pascoa e o mais esperado pelas criancas.Nas culturas pagas, o ovo trazia a ideia de comeco de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses ja costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referencia à renovacao da vida.Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida e a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caido de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.Os cristaos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreicao, o nascimento para uma nova vida. Nos paises da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doa-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as criancas. Na Armenia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a pascoa, foi adotado pelos cristãos, nos seculo XVIII. A igreja doava aos fieis os ovos bentos.A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no periodo da quaresma.A versão mais aceita e a de que o surgimento da industria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.

COELHO
O coelho e um mamifero roedor que passa boa parte do tempo comendo. Ele tem pelo bem fofinho e se alimenta de cenouras e vegetais. O coelho precisa mastigar bem os alimentos, para evitar que seus dentes crescam sem parar.Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o simbolo mais popular da Pascoa. E que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, e fecunda em sua missao de propagar a palavra de Deus a todos os povos.

CORDEIRO
O cordeiro e o simbolo mais antigo da Pascoa, é o símbolo da alianca feita entre deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães azimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordacao do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertacao da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertacao e a aliança de Deus com seu povo.Moises, escolhido por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraos, comemorou a passagem para a liberdade, imolando um cordeiro.Para os cristãos, o cordeiro e o proprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida". E a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não so com um povo, mas com todos os povos.

CIRIO PASCAL
E uma grande vela que se acende na igreja, no sabado de aleluia. Significa que "Cristo e a luz dos povos".Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego"alfa" e "ômega", que quer dizer: Deus e principio e fim. Os algarismos do ano tambem sao gravados no Cirio Pascal.O Cirio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.

GIRASSOL
O girassol e uma flor de cor amarela, formada por muitas petalas, de tamanho geralmente grande. Tem esse nome porque esta sempre voltado para o sol.O girassol, como simbolo da pascoa, representa a busca da luz que e Cristo Jesus e, assim como ele segue o astrorei, os cristaos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.

PAO E VINHO
O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presenca constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nos.Jesus ja sabia que seria perseguido, preso e pregado numa cruz. Então, combinou com dois de seus amigos (discipulos), para prepararem a festa da pascoa num lugar seguro.Quando tudo estava pronto, Jesus e os outros discipulos chegaram para juntos celebrarem a ceia da pascoa. Esta foi a ultima Ceia de Jesus.A instituicao da Eucaristia foi feita por Jesus na ultima Ceia, quando ofereceu o pão e o vinho aos seus discipulos dizendo: "Tomai e comei, este e o meu corpo... Este e o meu sangue...". O Senhor "instituiu o sacrificio eucaristico do seu Corpo e do seu Sangue para perpetuar assim o Sacrificio da Cruz ao longo dos seculos, ate que volte, confiando deste modo à sua amada Esposa, a Igreja, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vinculo de caridade, banquete pascal, em que se come Cristo, em que a alma se cumula de graca e nos e dado um penhor da gloria futura" [3].A pascoa judaica lembra a passagem dos judeus pelo mar vermelho, em busca da liberdade.Hoje, comemoramos a pascoa lembrando a jornada de Jesus: vida, morte e ressurreição.

COLOMBA PASCAL
O bolo em forma de "pomba da paz" significa a vinda do Espirito Santo. Diz a lenda que a tradicao surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado.

SINO
Muitas igrejas possuem sinos que ficam suspensos em torres e tocam para anunciar as celebracoes.O sino e um símbolo da pascoa. No domingo de pascoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebracao da ressurreicao de cristo.

QUARESMA
Os 40 dias que precedem a Semana Santa são dedicados à preparacao para a celebracao. Na tradição judaica, havia 40 dias de resguardo do corpo em relacao aos excessos, para rememorar os 40 anos passados no deserto.

OLEO SANTO
Na antiguidade os lutadores e guerreiros se untavam com oleos, pois acreditavam que essas substancias lhes davam forcas. Para nos cristaos, os oleos simbolizam o Espirito Santo, aquele que nos da forca e energia para vivermos o evangelho de Jesus Cristo.


Mais sobre a Páscoa:

Um comentário:

Deixe um recadinho!!!!
Adoro quando você vem me visitar..........

Postagens populares


Esse blog foi criado com o objetivo de mostrar meu trabalho, minha arte e minhas paixões: educar e trabalhos com EVA! Além de poder trocar experiências com Pais, Educadores, Pedagogos... Estarei postando artigos e atividades referentes a Educação Infantil. A maioria do material encontrado aqui, tais como artigos e imagens, são de minha autoria, mas alguns foram coletados da Internet. Não tenho a intenção de violar os direitos autorias, se você tiver direito sobre alguma imagem ou texto, peço que entre em contato, assim se preferir eu posso retirar do blog ou colocar os devidos créditos. Muito Obrigada e espero que meu cantinho te ajude!!!

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!
"Meu filho vai ter nome de santo, quero o nome mais bonito... é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se vc parar pra pensar, na verdade não há..."

Quem será???

Quem será???
Essa linda bonequinha sou eu!!!

O QUE VOCÊ PROCURA?

Seu comentário é muito importante para mim!!!!



Sou Embaixadora PRITT