quinta-feira, 5 de março de 2009

Projeto: CIRCO!

O CIRCO CHEGOU!

- Idade: a partir de 2 anos.
- Número de participantes: todos os alunos
- Tempo de execução: Mês de março

Justificativa:
- Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor!
E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais. E é em 15 de março o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria. O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.

Problemática:
- Apoiar, preservar e estimular a tradição da arte circense! Pouco a pouco, os palhaços junto com os circos foram perdendo espaço para o cinema, a televisão, os videogames... A infância ficou mais curta e a ingenuidade virou um fator de risco . Preservar a magia do circo é manter viva essa criança que temos dento de nós mesmos!

Objetivo geral:
-Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.

Objetivos específicos:
-Fazer as crianças conhecerem e valorizarem a arte circense; -Despertar o gosto pela arte, pela música e pela poesia;

-Trabalhar e desenvolver a criatividade;
Eixos temáticos / conteúdos: -Artes visuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e corpo e movimento.

-O Circo;
-O fazer artístico;

-Apreciação musical;

-Expressividade;

-Equilíbrio e coordenação;

-Noções de formas e quantidades;

-Noções de diferenças e igualdade;

-Estratégias / Recursos:
.Música
.Dança
.Desenho
.Pintura
.Brincadeiras infantis
.Jogos diversos
.Literatura infantil
.Vídeos
.Cds
.Adereços

-Desenvolvimento:- (Sugestões)
Atividade 1 – A história do circo;
Atividade 2 – Assistir ao D.V.D. Xuxa Circo;
Atividade 3 - Assistir ao filme "Dumbo";
Atividade 4 – Alfabeto ilustrado letra C; .
Atividade 5 – Músicas dramatizadas; .
Atividade 6 – Exercícios rítmicos e de equilíbrio; .
Atividade 7 – Jogo da memória - figuras circenses; .
Atividade 8 – Coordenação motora fina: Levar o Palhaço até o circo;

Avaliação:
- A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do Circo e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um recadinho!!!!
Adoro quando você vem me visitar..........

Postagens populares


Esse blog foi criado com o objetivo de mostrar meu trabalho, minha arte e minhas paixões: educar e trabalhos com EVA! Além de poder trocar experiências com Pais, Educadores, Pedagogos... Estarei postando artigos e atividades referentes a Educação Infantil. A maioria do material encontrado aqui, tais como artigos e imagens, são de minha autoria, mas alguns foram coletados da Internet. Não tenho a intenção de violar os direitos autorias, se você tiver direito sobre alguma imagem ou texto, peço que entre em contato, assim se preferir eu posso retirar do blog ou colocar os devidos créditos. Muito Obrigada e espero que meu cantinho te ajude!!!

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!
"Meu filho vai ter nome de santo, quero o nome mais bonito... é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se vc parar pra pensar, na verdade não há..."

Quem será???

Quem será???
Essa linda bonequinha sou eu!!!

O QUE VOCÊ PROCURA?

Seu comentário é muito importante para mim!!!!



Sou Embaixadora PRITT