quarta-feira, 20 de agosto de 2008

BAÚ DA FANTASIA

A IMPORTÂNCIA DE LER E CONTAR HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS!
Faça o seu BAÚ DA FANTASIA e deixe a imaginação da criança brilhar!

A importância de ler e contar histórias para as crianças!
Contadores de histórias... quando ouvimos essa expressão quase sempre vamos lá atrás no tempo e nos recordamos de uma tia ou avó que nos contavam histórias antes de dormir. Infelizmente, contar histórias e, principalmente, se contar para o outro tem se tornado uma prática pouco comum ou quase inexistente. Perdemos o sentido mais primário que essa linguagem propicia: de agrupar pessoas, aproximar e compartilhar.
No corre-corre da vida, na linguagem industrial que algumas emissoras impõem, pouco tempo reservamos para simplesmente contar histórias para nossos filhos.Esquecemos que, através das histórias, a criança cria seu próprio inventário moral, elabora questões que a angustiam e se sente alimentada.
Através de personagens que têm que vencer obstáculos, sair do âmbito familiar e conseguir sucesso no mundo externo, preparamos o pequeno ouvinte para vivenciar com mais segurança suas próprias derrotas e perdas.



CAIXA SURPRESA:
O trabalho com a "Caixa Surpresa", na "Hora de novidades", é um riquíssimo recurso para o desenvolvimento da linguagem oral.
Como trabalhar com a "Caixa Surpresa"
- Oferecer ao aluno uma bela caixa enfeitada para levar para casa e colocar dentro dela um objeto, animalzinho, brinquedo, etc.
- A criança retornará com a caixa fechada e todos tentarão adivinhar o que está na caixa
- Se a professora achar difícil contar com a colaboração dos alunos, poderá ela mesma providenciar alguma coisa para colocar na caixa.
Obs: Durante a exploração da situação, fazer perguntas abordando tudo o que está sendo trabalhado.
As atividades dessa área tem como objetivo levar as crianças a interpretarem o que ouvem, responderem de maneira lógica ao que lhes é perguntado e desenvolverem o pensamento lógico e sua expressão. Além disso, a linguagem oral permite às crianças ampliarem seu vocabulário e seus conhecimentos sobre os diversos assuntos abordados, bem como estimular sua participação verbal no grupo e desenvolver a capacidade crítica, contribuindo para o bom êxito da a prendizagem.
(Fonte: Alfabetização sem segredos 2º período Atividades para crianças de 5 a 6 anos )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um recadinho!!!!
Adoro quando você vem me visitar..........

Postagens populares


Esse blog foi criado com o objetivo de mostrar meu trabalho, minha arte e minhas paixões: educar e trabalhos com EVA! Além de poder trocar experiências com Pais, Educadores, Pedagogos... Estarei postando artigos e atividades referentes a Educação Infantil. A maioria do material encontrado aqui, tais como artigos e imagens, são de minha autoria, mas alguns foram coletados da Internet. Não tenho a intenção de violar os direitos autorias, se você tiver direito sobre alguma imagem ou texto, peço que entre em contato, assim se preferir eu posso retirar do blog ou colocar os devidos créditos. Muito Obrigada e espero que meu cantinho te ajude!!!

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!
"Meu filho vai ter nome de santo, quero o nome mais bonito... é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se vc parar pra pensar, na verdade não há..."

Quem será???

Quem será???
Essa linda bonequinha sou eu!!!

O QUE VOCÊ PROCURA?

Seu comentário é muito importante para mim!!!!



Sou Embaixadora PRITT