quarta-feira, 15 de abril de 2009

A ARTE DOS LIVROS SEM TEXTO


Os atuais livros sem texto, também chamados livros de imagens, tem encantado crianças e adultos devido à qualidade artística que eles apresentam. É uma verdadeira aventura abrir esses livros pois as imagens nos encantam, nos deixam curiosos e nos fazem refletir. Além disso, os livros sem texto proporcionam a possibilidade de um novo olhar, isto é, um olhar mais atento a coisas que às vezes já nem damos atenção, ou então imagens de perspectivas que nunca imaginaríamos.
Vivendo num mundo cada vez mais visual em que somos "atingidos" por imagens a todo instante, despertar e sensibilizar o olhar para os detalhes é uma forma de tornar o leitor mais atento ao mundo em que vive. E também mais questionador. Proporcionar às crianças desde pequenas o contato com esses livros é potencializar a aprendizagem da leitura das imagens. Isso mesmo. Também aprendemos a "ler imagens". Cada vez mais a qualidade das ilustrações ganha peso nos livros infantis e vários ilustradores tornaram-se famosos e ganham prêmios literários no mundo inteiro. É o caso de Ângela Lago. Os livros ilustrados por ela (com e sem texto) já são referências no cenário nacional.
Na hora de escolher um bom livro de imagens não vale apenas achar as ilustrações "bonitas". É necessário que haja um projeto literário e artístico para que esses livros possam despertar verdadeiramente o leitor que não precisa ser necessariamente a criança.

Abaixo algumas sugestões:

Maurício Veneza - Editora Compor
- O piquenique de Nique e Pique
- O dragão e o cavaleiro do jeito que a princesa contou
- Chapeuzinho Vermelho do jeito que o lobo contou
- A princesa e o sapo do jeito que o príncipe contou

Mário Vale - Editora Expressão
- "A árvore fantasma" e "Peixinho"
Regina Coeli Rennó
- Pela porta do coração (Ed. FTD)
- Que planeta é esse? (Ed. FTD)- O sabor da maçã (Ed. FTD) - Gato de papel (Ed. Lê) - História de amor (Ed. Lê)

Regina Siguemoto Martinez - Editora Paulinas
- A casa
- O buraco- O tempo- A coisa

Semíramis Paterno - Editora Lê
- A viagem
- Vida moderna
- A cor da vida

Eva Furnari - Editora Paulinas
- Por um fio- Caça-fantasma- Filó e Marieta
Editora Formato
- O dia-a-dia de Dadá de Marcelo Xavier- O barquinho vai de Maurício Veneza- O almoço de Mário Vale

Editora Miguilim- Outra vez - Ângela Lago

* É bom lembrar que essa lista trata de títulos mais "antigos" e há consolidados como de boa qualidade. Há vários lançamentos de diversas editoras nesse gênero, mas que precisam ser analisados de forma mais detalhada.

Visitem outros sites:
Ângela Lago: http://www.angela-lago.com.br/

Postagens populares


Esse blog foi criado com o objetivo de mostrar meu trabalho, minha arte e minhas paixões: educar e trabalhos com EVA! Além de poder trocar experiências com Pais, Educadores, Pedagogos... Estarei postando artigos e atividades referentes a Educação Infantil. A maioria do material encontrado aqui, tais como artigos e imagens, são de minha autoria, mas alguns foram coletados da Internet. Não tenho a intenção de violar os direitos autorias, se você tiver direito sobre alguma imagem ou texto, peço que entre em contato, assim se preferir eu posso retirar do blog ou colocar os devidos créditos. Muito Obrigada e espero que meu cantinho te ajude!!!

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!
"Meu filho vai ter nome de santo, quero o nome mais bonito... é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se vc parar pra pensar, na verdade não há..."

Quem será???

Quem será???
Essa linda bonequinha sou eu!!!

O QUE VOCÊ PROCURA?

Seu comentário é muito importante para mim!!!!

Sou Embaixadora PRITT