quarta-feira, 15 de abril de 2009

O livro de Ana Maria Machado que é uma fantástica viagem à Literatura Infantil e Juvenil


Literatura infantil e juvenil:

Os clássicos da literatura universal


Que livro oferecer para as crianças e jovens de hoje?

Com tantas opções no mercado editorial, pais e professores às vezes se sentem perdidos. Acabam, muitas vezes, comprando ou indicando os últimos lançamentos para atrair a criança e o jovem para o universo literário. Será mesmo que essa é a melhor opção?

É claro que crianças e jovens podem se deliciar com vários lançamentos à venda em livrarias de todo o Brasil. As editoras têm lançado excelentes livros de literatura infantil e juvenil. Mas por que não os grandes clássicos da literatura universal?

Será que os antigos livros que já fazem parte do cânone literário e do imaginário coletivo não podem ser objetos de prazer?

O livro Como e por que ler os clássicos universais desde cedo (Editora Objetiva, 2002 - 145 páginas) de Ana Maria Machado responde a todas essas perguntas. Além disso, o livro é uma fascinante viagem pelos grandes clássicos da literatura mundial que podem ser aventuras inesquecíveis para crianças e jovens de hoje.

Desde os clássicos gregos, passando pelas aventuras dos cavaleiros da Idade Média até à que é chamada "A Idade de Ouro da Literatura Infantil" (segunda metade do Século XIX até a Primeira Guerra Mundial) o livro indica as melhores obras, as boas adaptações e importância dessas grandes obras.É uma verdadeira viagem pelas antigas histórias que não perdem nunca seu fascínio.

Lendo o livro de Ana Maria Machado, o adulto leitor relembra as grandes aventuras que leu na infância e na adolescência e um sorriso escapa em seus lábios.

A leitura pode ser uma verdadeira viagem em qualquer idade. Negar às crianças de hoje o acesso às maravilhosas histórias que já foram escritas é um crime. Além disso, o que já foi contado há séculos reaparece de muitas formas nas histórias atuais.

A leitura intertextual só é possível se o leitor tiver conhecimento dessa leitura clássica.Ana Maria Machado, que tornou-se a primeira autora infanto-juvenil a fazer parte da Academia Brasileira de Letras (sua posse foi em maio de 2003), não faz um guia do que se deve ler ou um compêndio das leituras obrigatórios de um bom leitor.

Esse livro é uma viagem (como a própria capa já anuncia) aos textos que podem servir de barquinho para o jovem leitor realizar fantásticas viagens a antigos e novos mundos ou viagens ao interior do ser humano. Mas esse barquinho não serve apenas para crianças e jovens, afinal quem já é adulto e não teve oportunidade de ter acesso a esses clássicos, pode encontrar nesse livro de Ana Maria Machado um incentivo para grandes leituras.

É só deixar de lado o preconceito (que muita gente tem aos livros "de criança" até hoje!) e lembrar que literatura é uma arte independente de idade ou faixa etária.

Uma grande obra literária infantil ou juvenil encanta leitores de qualquer idade.

Quer mais viagens?


Visite o site de Ana Maria Machado: http://www.anamariamachado.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um recadinho!!!!
Adoro quando você vem me visitar..........

Postagens populares


Esse blog foi criado com o objetivo de mostrar meu trabalho, minha arte e minhas paixões: educar e trabalhos com EVA! Além de poder trocar experiências com Pais, Educadores, Pedagogos... Estarei postando artigos e atividades referentes a Educação Infantil. A maioria do material encontrado aqui, tais como artigos e imagens, são de minha autoria, mas alguns foram coletados da Internet. Não tenho a intenção de violar os direitos autorias, se você tiver direito sobre alguma imagem ou texto, peço que entre em contato, assim se preferir eu posso retirar do blog ou colocar os devidos créditos. Muito Obrigada e espero que meu cantinho te ajude!!!

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!
"Meu filho vai ter nome de santo, quero o nome mais bonito... é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se vc parar pra pensar, na verdade não há..."

Quem será???

Quem será???
Essa linda bonequinha sou eu!!!

O QUE VOCÊ PROCURA?

Seu comentário é muito importante para mim!!!!



Sou Embaixadora PRITT