domingo, 26 de abril de 2009

Texto para trabalhar o Dia das Mães!

Faces de Mãe


São muitos os rostos de mãe. São muitas as marcas de vida que carregam: de expectativa e de angústia, de esperança e de medo, de felicidade e de dor, sobretudo de amor. Mulheres - jovens ou velhas mulheres - geradoras de vida. Geradoras da existência humana. Benditas sejam todas.

Mulher agricultora, cedinho levanta, tira leite, trata a criação, faz café e segue pra roça “co’a” criança no colo e deixa-a na sombra brincando, enquanto cultiva o “pão nosso de cada dia”. Volta ao meio-dia pra casa e faz almoço; enquanto os outros descansam, lava a roupa e logo vai junto pra lida. De noite, dá banho nos filhos, alimenta a todos, só depois vai descansar. Mãe da roça, mulher sagrada. Bendita seja.

Mulher operária, antes de ir pra parada do ônibus tem que deixar almoço pronto pros filhos e ajeitar as coisas pra mandá-los à escola e só depois, inda madrugada, pega sua marmita e vai pro ônibus que, bem sabe ela, como sempre, está lotado. Depois do dia inteiro de trabalho pesado e sem poder conversar com ninguém (conforme ordem do patrão, pra que ninguém se distraia e produza mais), volta pra casa (de pé no ônibus), sempre pensando nas contas a pagar, no barraco que tá pra despencar a qualquer enxurrada, no filho que vai mal na escola, no marido que não arruma emprego. Melhor nem pensar. Mulher guerreira, tem coragem pra viver. Mãe de garra. Bendita seja.

Mulher índia, um dia foi dona destas terras. Hoje sem terra, sem teto, sem comida e sem o direito de viver sua cultura. Com os filhos pendurados no colo, vai pra calçada vender seus cestos, viver das migalhas da cultura que vem lhe matando há muitos anos, negando-lhe o direito de ser índia simplesmente. Mulher sofrida. Mãe índia - Mãe natureza. Bendita seja.

Mulher Ana, Joana...; levando o filho na carrocinha, de sol a sol. Mãe Odete, Claudete...; desempregada, catando as sobras do lixo pra matar a fome do filho. Marina, Mariana...; fugindo da guerra, um filho em cada braço e outros atrás. Mães nordestinas, retirantes, fugindo da seca, seguindo a esperança... Mãe Gaia de todos nós, “Marias” santas. Benditas sejam todas as mães e bendita seja a luta diária de cada uma, em busca de uma vida digna a cada filho que sobre esta terra nasceu.

Oxalá que um mundo novo possa ser gestado no ventre fecundo das mães, pais e filhos que, na luta diária da vida, acreditam na justiça, no respeito às culturas e no grande amor universal que traz paz à humanidade.

.......................................

Questões para debate:

1 - Você já parou para perguntar à sua mãe sobre sua história de vida e sobre os desejos e sonhos que ela trazia e traz no coração, a respeito de você?

2 - O que você pode fazer para estreitar os laços de amizade com sua mãe, estabelecendo diálogo, de forma que você e ela possam compreender mais?

3 - Que gestos simples poderiam ser feitos para o dia em que se comemora por “Dia das mães” seja mais humano e afetuoso, não tanto voltado a presentes?

Talvez fazer uma cartinha à sua mãe, ou acordá-la declamando uma poesia, ou uma canção ensinada por ela.

Postagens populares


Esse blog foi criado com o objetivo de mostrar meu trabalho, minha arte e minhas paixões: educar e trabalhos com EVA! Além de poder trocar experiências com Pais, Educadores, Pedagogos... Estarei postando artigos e atividades referentes a Educação Infantil. A maioria do material encontrado aqui, tais como artigos e imagens, são de minha autoria, mas alguns foram coletados da Internet. Não tenho a intenção de violar os direitos autorias, se você tiver direito sobre alguma imagem ou texto, peço que entre em contato, assim se preferir eu posso retirar do blog ou colocar os devidos créditos. Muito Obrigada e espero que meu cantinho te ajude!!!

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!
"Meu filho vai ter nome de santo, quero o nome mais bonito... é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se vc parar pra pensar, na verdade não há..."

Quem será???

Quem será???
Essa linda bonequinha sou eu!!!

O QUE VOCÊ PROCURA?

Seu comentário é muito importante para mim!!!!

Sou Embaixadora PRITT