domingo, 12 de abril de 2009

Sites de Pesquisa - Dia do Indio

Outros sites para pesquisa....
Fonte: Terra Educação

O brasil indígena
Passados 500 anos de convivência sempre conflituada, o índio continua sendo pouco mais do que um mito brasileiro.
A população nativa
Existem pelo menos 50 grupos que jamais mantiveram contato com o homem branco, 41 dos quais sequer se sabe onde vivem.
As tribos
Após 500 anos do descobrimento, ainda existe 215 nações e 170 línguas indígenas diferentes. Leia sobre algumas destas nações sobreviventes.
Os brancos de alma indígena
Conheça Rondon, o maior dos humanistas brasileiros e o mais respeitado defensor dos índios em todo o continente.
Os índios famosos
O xavante Juruna e o txucarramãe Raoni são os dois índios mais conhecidos do Brasil.
Pequeno dicionário Tupi-Guarani
Saiba o significado de abaetê, itajubá e várias outras palavras.
O futuro dos índios
Às vésperas do terceiro milênio, o Brasil ainda trata seus nativos como mero entrave ao avanço da civilização.
500 anos
Site sobre os 500 anos do Brasil. Contém dados sobre a viagem de Cabral, a carta de Caminha, textos sobre os primeiros 100 anos e muito mais.
Enciclopédia da História do Brasil
Imagens históricas de índios e textos sobre o "Brasil Colônia" produzidos por professores titulares da UFF (Universidade Federal Fluminense). Site exclusivo para assinantes Terra.
Museu do Índio
O museu oferece a estudantes e professores programas especiais que informam sobre diferentes culturas indígenas.
Expectativa de vida dos índios
A expectativa de vida ao nascer dos indígenas brasileiros é de apenas 48 anos. Na Amazônia, a expectativa de vida dos índios é menor ainda, 42 anos.
Kamayura e Urubu-Kaapos
Belíssimo site sobre as tribos Kamayura e Urubu-Kaapos. Traz interessantes textos e imagens sobre mitos, hábitos e crenças destas tribos. O site ganhou o primeiro lugar, entre 110 trabalhos do mundo todo, no concurso Web Prize 98 da Unesco.
WebCiência
Trata da história, cultura e mitos dos índios.
Socio Ambiental
Informações sobre os povos indígenas no Brasil.
Funai
Site coloca à disposição estatísticas sobre as tribos.
Indígenas no Ceará
Dados sobre os índios do Ceará (em que parte do estado vivem, cultura etc.)
Grupo de Trabalho de Línguas Indígenas
Site concebido como meio para divulgar as atividades de pesquisa científica dos lingüistas que integram o Grupo de Trabalho de Línguas Indígenas (GTLI) da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL).

Um comentário:

  1. Foi muito bom encontrar uma matéria como a sua!!! Pois precisava de algo direto e que as crianças entendessem bem... Amei!!!

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho!!!!
Adoro quando você vem me visitar..........

Postagens populares


Esse blog foi criado com o objetivo de mostrar meu trabalho, minha arte e minhas paixões: educar e trabalhos com EVA! Além de poder trocar experiências com Pais, Educadores, Pedagogos... Estarei postando artigos e atividades referentes a Educação Infantil. A maioria do material encontrado aqui, tais como artigos e imagens, são de minha autoria, mas alguns foram coletados da Internet. Não tenho a intenção de violar os direitos autorias, se você tiver direito sobre alguma imagem ou texto, peço que entre em contato, assim se preferir eu posso retirar do blog ou colocar os devidos créditos. Muito Obrigada e espero que meu cantinho te ajude!!!

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

"Felicidade é morar numa cidade, feita do jeitinho pra gente ser feliz...."

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!

MINHA LINDA E ABENÇOADA FAMÍLIA!
"Meu filho vai ter nome de santo, quero o nome mais bonito... é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se vc parar pra pensar, na verdade não há..."

Quem será???

Quem será???
Essa linda bonequinha sou eu!!!

O QUE VOCÊ PROCURA?

Seu comentário é muito importante para mim!!!!



Sou Embaixadora PRITT